O Ibope de SP e a pandemia

Compartilhe:

Por Carlos Eduardo alves, jornalista
Não é surpreendente o resultado da primeira pesquisa Ibope sobre o segundo turno paulistano. Prefiro usar como régua de comparação o resultado total de votos do primeiro turno. Covas e Boulos ganharam cada um 15 pontos percentuais. Numa estimativa de padaria, Boulos já acrescentou quase a totalidade dos votos de Tatto e Orlando Silva e fez uma colheita de uns 5 pontos percentuais nos que ficaram de fora da disputa final. Covas fez um rapa bom nos sufrágios de Mamãe Falei e Joice e levou a maior fatia daqueles que foram de França e Russomanno.
Existem sutilezas, porém. O eleitor de Russomanno nunca foi firme, dá para virar alguma coisa ali. Posso estar enganado, mas acho mais difícil reverter a turma de França, historicamente uma dissidência bem amena dos tucanos em SP.
O caminho é lutar nas periferias atrás do voto oscilante que foi de Russomanno. Outro porém se acrescenta agora com o recrudescimento da pandemia na cidade. É possível sim que o fator Covid iniba mais ainda o comparecimento do eleitorado mais velho, em que há predominância firme de Covas.
O jogo não está jogado, tem debates e campanha rolando. O maior obstáculo para Boulos é o curto intervalo entre os turnos. Só haverá uma semana de propaganda na TV, muito pouco.
Vamos aguardar o DataFolha (prefiro) para ver se é isso mesmo. Mas a parada é dura: reverter diferença de 12 pontos percentuais em 14 dias significa quase um ponto por dia, o que num eleitorado gigantesco como o de SP representa uma multidão diária.
Mas não há nada definido. É luta, mais luta e mais luta ainda. Com Boulos e Erundina para SP ser uma cidade de inclusão social.

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Tags

Compartilhe:

Categorias