Por Carlos Eduardo Alves, jornalista, no Facebook –
Quem perde um tempo de vez em quando aqui, acho que está bem informado sobre pesquisas. Desculpem, mas já que o gerente só perde dinheiro dando pitaco aqui, vamos recapitular alguns pontos e mostrar que ao menos não se engana ninguém aqui.
Antes, se foi dito que duas semanas depois do lançamento do candidato do PT ele garantiria sua ida ao segundo turno. O Ibope confirmou. Aqui sempre se afirmou também que Ciro estava estagnado depois de 3 anos de campanha e não resistiria a um sopro do PT.
Taí. A casa sempre afirmou, para desgosto dos apoiadores de Ciro, que projeção de segundo turno antes de 7 de outubro outubro era coisa de amadores ou argumento de convencimento desonesto. Confira-se o que saiu hoje. A discussão de voto útil na esquerda contra a “polarização” era outra aposta furada do cirismo. Os dados estão aí.
Enfim, análise de pesquisa não envolve torcida. exige leitura política e estudo do voto no Brasil. É chato, dá trabalho, mas é liminar. Desculpem o desabafo, mas é duro aguentar palpiteiros sem noção.
Dito isso, o que ocasionou o aumento das taxas de Haddad, agora já em ritmo menor, como, aliás, avisado na análise do Ibope anterior? O lulismo é um fenômeno, quer gostem ou não, e a resistência extraordinária da militância do PT (ela ainda existe, sim).
E como se explica a estagnação, o aumento de rejeição e a queda do Coiso em eventuais segundos turnos? A volta dos comerciais negativos de Alckmin contra o fascista. Se fizermos uma linha do tempo, o Coiso só cresceu e estagnou a rejeição quando o PSDB suspendeu temporariamente a veiculação dos ataques a ele.
E por que, o Haddad resistiu à pancadaria? Nada mais, a não ser uma armação de última hora, atinge o lulismo. Apanha há 10 anos todos os dias no JN. Já deu o que tinha que dar. O que vem por aí? Diminuiu a já pequena chance de o Coiso levar já em 7 de outubro. Só se a direita toda descarregar votos nele.
Enfim, o circo está armado e o Coiso ainda vai enfrentar a manifestação das mulheres sábado.
E Haddad vai começar a apanhar como boi ladrão. Mas o jogo do primeiro turno está jogado. Passam o sarrafo, o Coiso e Haddad.