O macartismo nas redações

Compartilhe:

Por Washington Araújo, jornalista – 

 “Macartismo é o termo que descreve um período de intensa patrulha anticomunista, perseguição política e desrespeito aos direitos civis nos Estados Unidos que durou do fim da década de 1940 até meados da década de 1950. Originalmente, o termo foi utilizado para criticar as ações do senador americano Joseph McCarthy, tendo depois sido usado para fazer referências a vários tipos de condutas, não necessariamente ligadas às elaboradas por McCarthy.”




Recorremos ao Wikipedia para recordar em poucas linhas o que foi o macartismo e para acentuar que vivemos isso agora no Brasil.

O trator editorial da dita grande imprensa beira o despotismo. Agora, o jornalista Xico Sá foi obrigado a sair do jornal Folha de S. Paulo, pois teve um artigo censurado pelo fato de, ali, ter declarado voto em Dilma.

Enquanto isso, vários colaboradores do jornal que se intitula independente declaram todos os dias ódio à presidenta da República.

Realmente, jornais e emissoras como Folha, O Globo, Estadão, Globo e Bandeirantes, só para falar dos maiores, são independentes. Independentes de caráter jornalístico.

Outro dia, aqui no Bem Blogado, publicamos nota do Sindicato dos Jornalistas de Minas, que repudiava convocatória pela Intranet do jornal O Estado de Minas, dos Diários Associados, para que jornalistas e demais funcionários  participassem de um ato pró-Aécio. Ditavam até a moda para a passeata: lógico, vestidos de azul e amarelo. Além da nota, publicamos depoimentos de duas jornalistas do jornal, inconformadas com a atitude autoritária de seus patrões.

Pois bem, uma destas moças enviou e-mail pedindo para tirar sua declaração do texto do blog. Declaração escrita por ela e publicada em sua página no facebook. Retiramos.

Por estas e mais outras: Viva Xico Sá.

Que outros também engrossem as fileiras do bom senso e limpem o nome do jornalismo brasileiro.

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Categorias