Por Cynara Menezes, blog Socialista Morena –
Não, não foi a manifescoxa de domingo. O mais sensacional protesto de todos os tempos foi em Madri, na sexta à noite. Dezenas de manifestantes protestaram diante do Parlamento contra a chamada Lei da Mordaça, aprovada pelos deputados do PP por iniciativa do governo de direita, e que restringe a liberdade de protesto na Espanha. Para driblar a lei, em vez de gente, eram hologramas os que gritavam palavras de ordem. É a primeira vez que acontece um protesto assim no mundo. Fantasmagórico, futurista, histórico.
A Lei da Mordaça, aprovada em dezembro passado, proíbe e multa, entre outras atividades (das mais leves para as mais graves):
– Ocupar entidades bancárias;
– Escalar edifícios;
– Gravar a polícia e fazer uso das imagens sem autorização;
– Manifestar-se em frente ao Congresso, ao Senado e às assembléias estaduais se “perturba a segurança”;
– Impedir um despejo;
– Reunir-se ou manifestar-se em infra-estruturas de serviços públicos;
– Celebrar espetáculos ou atividades recreativas contra a proibição ordenada pela autoridade correspondente.
Vocês têm alguma dúvida que, se os protestos no Brasil fossem contra um governo de direita, eles já teriam feito o mesmo? E não é que o “terrível” PT, que vive “atentando contra a liberdade de expressão”, segundo a mídia e a oposição, pelo contrário, está garantindo total liberdade aos manifestantes, inclusive para usar cartazes xingando a presidenta da República?
Vejam imagens do protesto na Espanha. É sensacional.