Por Adriana do Amaral, jornalista
Foi o anúncio mais esperado do mundo da moda e decoração. Sempre no virar do ano, a @Pantone elege a cor que norteará as criações, e vendas. E a tonalidade de 2023 é: vermelho. Ou melhor, é a Viva Magenta 18-1850.
Coincidência? Não para mim, que já havia votado no vermelho como a cor da boa-nova, do recomeço, da reconquista.
Anunciada como “expressiva e sinal de força”, pela empresa americana, o magenta origina-se no vermelho e é uma das nuances do seu tom. A cor do sangue, da rosa preferida pelos amantes, do batom das mulheres ousadas.
A cor que pinta coragem e ousadia no verde e amarelo e o azul e branco. Cor de festa, mas também da luta.
Aqui, no Brasil, a equipe de transição alinhava, com energia,a força do que virá com o terceiro governo Lula. E, para os que têm medo do vermelho, os que não querem se misturar com o povo, que se abstenham de andar na moda.
O mundo vibra em vermelho!