O Papa, o bebum e a carola

Compartilhe:

Por Washington Luiz de Araújo, jornalista, Bem Blogado

 

O nosso Papa Francisco, grande figura humanista, argentino, com jeitão de milongueiro, brincou recentemente que o Brasil não tem salvação, pois é muita cachaça e pouca oração.




Com todo respeito ao Papa que tem trazido ares de maior humanismo a este mundo tão sufocado, vamos de Chico Buarque: “que também sem uma cachaça, ninguém segura este rojão”.

E já que dei uma talagada numa branquinha agora a pouco, vou contar uma anedota aqui, à guisa do que falou o grande Francisco, que, me parece, também gosta de uma água nem tão benta. Aquela que  passarinho não bebe. Ele, que já afirmou a respeito de vinho; “Não se pode fazer festa com chá”.

 

Pois bem, estava lá o bebum em sua rotina diária na beira do balcão, pedindo uma e depois mais umas, quando passa uma senhora carola. Destas neopentecostais que pouco têm se voltado à solidariedade e tanto têm metido o bedelho na vida dos outros, principalmente naqueles que gostam de uma cachacinha.

Ela, mesmo tendo que colocar seus puros pés naquele ‘piso do demônio”, entra no boteco para dar uma dura naquele que estava ali já de consciência tranquila, pois tinha antecipado a porção do santo no rodapé do balcão.

– Por isso o Brasil não vai pra frente!

Ouviu o adorador da “marvada”.

Sem antes dar uma “golada”, o bebum pergunta para a senhora bisbilhoteira o motivo de afirmação tão peremptória, no que ela responde, informando:

– O senhor sabia que o Brasil é o segundo país onde se consome mais bebida alcoólica no mundo?

E, ele, devidamente com os cotovelos amparados no balcão, acrescenta, concordando com a carola:

– Por causa dos crentes.

A senhora, já mais vermelha do que peru quando é embebado a caminho da panela, retruca:

– E o senhor ainda vem culpar os crentes?

A resposta vem rápida:

– Pudera. Não fossem os crentes, seríamos os primeiros do mundo. Mais um título para o Brasil!

 

Pois, é seu Papa, com todo o respeito que “sua santidade” merece, o senhor brincou com coisa séria. No Brasil em que vivemos, talvez menos oração, mais solidariedade e cachaça seriam o remédio para a salvação.

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Tags

Compartilhe:

Categorias