O projeto “O piano e a flauta brasileira de Heloísa Fernandes e Toninho Carrasqueira” partiu da busca de uma completude entre a vivência da pianista, improvisadora e compositora e a bagagem do flautista, concertista e “chorão”.
Surgiu da admiração mútua, da percepção de uma grande afinidade musical e da mesma alegria ao tocar e compartilhar uma música que traduza a experiência e a sensibilidade de dois dos mais expressivos músicos brasileiros da atualidade. Uma música que toque corações e mentes.
Com muita sensibilidade os artistas compartilham com o público sua técnica refinada, sua alegria de tocar e o amoroso respeito pela tradição musical brasileira, mas não só. Apresentam um repertório que inclui composições próprias e que vai do universo tradicional ao contemporâneo, com espaço para o lirismo, a improvisação e a inspiração do momento.
Num passeio por músicas de Moacir Santos, Sivuca, Dominguinhos, Maurice Ravel, Claude Debussy, Maurício Carrilho e Cristóvão Bastos, tradição e modernidade dialogam sem ruptura; uma se alimenta da outra, estimula, provoca e abre espaço para a criação espontânea.
Heloísa Fernandes
Descrita pela crítica como “ lírica e luminosa, além de categorizações’’(Tim Page,USA), consolidou sua carreira profissional através da pesquisa da cultura popular brasileira que abastece suas composições como fonte catalizadora e inspiradora. Realiza concertos no Brasil e exterior. Destacam-se os Solos no Spoleto Jazz Festival, um dos mais prestigiosos festivais do mundo, a recente turnê de piano solo nos EUA, e a participação ao lado de Phillip Glass em sua última estada no Brasil.
Toninho Carrasqueira
Com vários CDs premiados e centenas de apresentações em mais de 40 países, é desses raros artistas que navegam livremente pelos universos erudito e popular, tradicional e contemporâneo. Elogiado pela crítica internacional tocando a música de J.S.Bach, W.A.Mozart, F.Poulenc, H.Villa-Lobos, sua discografia dedicada `a música popular brasileira é considerada primorosa.
Doutor em Artes pela USP, onde é professor, integrou durante anos o Quinteto Villa-Lobos, com quem tem vários prêmios discernidos ao melhor grupo de câmara brasileiro, gravou 14 CDs e realizou centenas de apresentações em escolas da rede pública do estado do Rio de Janeiro.