O poder perverso da grande imprensa

Compartilhe:

Por Afranio Silva Jardim, professor de Direito da Uerj, Facebook – 

Na sociedade moderna, o poder da chamada “grande imprensa” é quase ilimitado. Ela “pauta” a atividade dos poderes constituídos do Estado.




Se bem observarmos, vamos constatar o seguinte círculo vicioso perverso:

1) A mídia procura (de) formar a opinião pública, segundo os interesses econômicos e ideológicos das empresas que a sustentam. Ela mesmo é formada por grupos econômicos.

2) Ato seguinte, qualquer que seja o verdadeiro resultado de sua atividade reiterada, ela faz propaganda daquilo que lhe interessa o que seja a opinião pública, tenha ou não alcançado a sua finalidade inicial.

Assim, a mídia “determina”, o que a “sociedade quer ou pensa”, seja verdade ou não. Sem qualquer pesquisa técnica.

3) A partir daí, a grande imprensa passa a fazer propaganda do que é “desejado” pela população, criando constrangimentos para os três poderes da república. Vale dizer, ela divulga a qual seria a opinião pública, segundo lhe interessa, sendo verdade ou não. Assim, esta falsa opinião pública passa a ser verdade …

Só há democracia real com pluralismos, em todas as áreas de nossa sociedade. Sem pluralismo na mídia, dela estamos todos “reféns”. Gerações inteiras estão sendo “manipulada” pelo poder econômico. Estou me referindo à democracia política, pois democracia econômica e social tem outros pressupostos.

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Compartilhe:

Categorias