O ponto fraco dos fascistas no Congresso

Compartilhe:

Depois de passar os seis primeiros meses de governo chantageados pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, que supostamente controla a bancada de direita no Congresso, conhecida como Centrão, o governo Lula parece que descobriu o calcanhar de Aquiles destes parlamentares com histórico de chantagear governos, sobretudo os do PT.

Por Simão Zygband, compartilhado de Construir Resistência




Ontem foi deflagrada uma operação da PF contra virtuais aliados de Arthur Lira. Apesar de não reconhecer, foi um recado do governo para arrefecer os ânimos chantagistas dos parlamentares de direita, que vendem facilidades para Lula. Para se ter uma ideia das dificuldades de negociação na Câmara Federal, basta dizer que a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), vulgarmente conhecida como bancada ruralista, elegeu 300 deputados, correspondente hoje a 58% da composição total da Casa. Trata-se de um poder inédito. São números suficientes para criar embaraços para o Planalto.

Com este poderio todo, nasceram das fileiras conservadoras as CPIs do MST, o redesenho dos Ministérios de Lula e outras excrescências que visam atrapalhar o governo e não permitir que se disponibilizem recursos para a necessária Reforma Agrária, para a proteção dos Indígenas ou implementem projetos sociais para tentar amenizar o caos social, herança maldita deixada pelo extremista Jair Bolsonaro, cujo desgoverno privilegiou as elites, sobretudo uma casta militar.

Mas toda esta gente tem culpa no cartório e, aparentemente, o ministro da Justiça, Flávio Dino, que tem se notabilizado pelo confronto verbal com os fascistas do Congresso, também descobriu que muitos deles possuem telhado de vidro e que poderiam ser minimamente acuados utilizando a Lei, nada mais do que a Lei.

Assim, nesta quinta-feira (1º), a PF encontrou um cofre lotado de dinheiro durante uma operação contra crimes de fraude em licitação e lavagem de dinheiro que investiga uma empresa pertencente a aliados do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira.

A força-tarefa que inclui a PF investiga desvios em contratos para comprar de kits de robótica, feitos com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A Controladoria Regional da União em Alagoas (CGU/AL) informou que os crimes deram prejuízo de R$ 8,1 milhões ao erário público. Os potenciais de perda chegam a R$ 19,8 milhões, conforme o sobrepreço gerado e as despesas analisadas.

Não é segredo para ninguém que o (des)governo Bolsonaro regou muitos parlamentares de sua base de apoio com as emendas do chamado Orçamento Secreto. Muito dinheiro público escorreu por ralos exatamente tendo como beneficiários parentes ou laranjas dos deputados achacadores. Não é a toa que grande parte deles foi contrária à eleição do Lula pois temiam que a mamata fosse acabar. E deve terminar.

No começo, Lula teve alguma dificuldade, mas sacou que estes sanguessugas tinham culpa no cartório. E não adiantará espernear, pois o presidente tem a caneta nas mãos. Não que a PF deva ser usada como instrumento político, mas ela não fará nada fora da lei, a não ser combater o crime.

Deputados criminosos, que se locupletaram do dinheiro roubado do povo brasileiro, com o Orçamento Secreto ou que financiaram a tentativa de golpe de 8 de janeiro, devem ser investigados, julgados e se necessário punidos. E olhe que não são poucos os que se beneficiaram do derrame de dinheiro que foi o desgoverno anterior.

Este é o única linguagem que os criminosos, ladrões do dinheiro público, entendem.

Não retroceda, presidente Lula. Pegue duro neles. É por isso que 60 milhões fizeram o L.

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Compartilhe:

Categorias