Em geral, costumo selecionar, na babel de pesquisas políticas e eleitorais que disputam o mercado, as do Datafolha e do Ipec, criado por executivos do antigo Ibope. Seja pela metodologia ou por ter nomes a zelar, parecem as mais confiáveis. Mas a pesquisa AtlasIntel, divulgada nesta segunda (28), me chamou a atenção pelo tamanho da amostra (5.419 pessoas) e pela baixa margem de erro informada, de apenas 1%.
.Por Bepe Damasco, compartilhado de seu Blog
Coluna de 29 e 30 de abril
Como o último Datafolha já havia registrado queda na reprovação do governo, o levantamento AtlasIntel. ao conformar esta tendência, pode indicar que o pior momento para o governo passou.
De acordo com a sondagem, a desaprovação ao desempenho de Lula caiu de 53,%, em março, para 50,1% agora. O percentual de apoio à sua gestão passou de 44,9% para 46,1%.
A avaliação do governo também melhorou, subindo dois pontos, chegando a 40%. Se levada em conta apenas a imagem de Lula como líder político, a subida foi ainda mais expressiva. Lula reverteu uma tendência negativa que se mantinha desde dezembro de 2024, sendo avaliado positivamente por 53% dos entrevistados.
A melhora da popularidade deve estar associada ao maior número de viagens aos estados, à defesa de projetos populares, como a isenção de Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil, e à política de padronização da comunicação levada a cabo pelo ministro da Secom, Sidônio Pereira.
Lula e Assange
O encontro de Lula com o jornalista australiano Julian Assange, em Roma, é um acontecimento cuja importância política transcende em muito ao protocolo que cerca os compromissos presidenciais. Dois ex-presos políticos, Assange, vítima dos inimigos da liberdade de expressão, e Lula, alvo de uma trama antidemocrática, a dupla simboliza causas essenciais para o enfrentamento da onda obscurantista da extrema-direita mundial.
Melhor que a encomenda
O ministro Flávio Dino é a prova viva de que ficaram no passado os erros dos governos petistas na indicação de ministros do STF. Depois de sua cruzada contra a farra das emendas, enfrentando corajosamente o orçamento secreto, e votos fundamentados e brilhantes, agora o ministro acerta o coração do latifúndio delinquente ao determinar que a União desaproprie propriedades rurais onde forem comprovados incêndios criminosos ou desmatamento ilegal.
Fim da jornada 6 x 1
Durante a Marcha da Classe Trabalhadora, nesta terça (29), em Brasília, as centrais sindicais entregarão ao presidente Lula a pauta dos trabalhadores, cujo destaque é o fim da desumana jornada 6 x 1, que impede o convivência familiar, o lazer, o estudo e a requalificação. Em termos de luta social hoje, no Brasil, nada pode ser mais relevante do que permitir que tantos milhões de brasileiros e brasileiras tenham vida além do trabalho.
Carlo Ancelotti
Veículos de comunicação brasileiros e espanhóis estão dando como praticamente certa a vinda do consagrado técnico italiano Carlo Ancelotti, atualmente no Real Madrid., para treinar a seleção brasileira. Ele já teria dado, inclusive, o sim à CBF. Dois comentários: 1) Em se tratando de CBF, só dá para acreditar quando o treinador chegar ao Brasil e assumir; 2) Levando-se em conta a bagunça atual do futebol brasileiro e o atraso na preparação da seleção, é uma tremada furada para Acelotti.