Por Washington Luiz de Aráujo, jornalista, Bem Blogado –
Sarau Delivery, a arte nos tempos do coronavírus, continua com o pé na estrada, chegando agora ao Norte do país com a música leve e gostosa de Naldinho Freire. Para este Sarau, Naldinho lança a música “Derradeiro Ato”, dele e de Escurinho.
Naldinho Freire, que se intitula cantautor, é paraibano e mora no Belém/PA desde 2017. O artista está com o pé na estrada desde 1995, quando lançou o LP “Lapidar” , com show homônimo, viajou por várias capitais do Brasil e países da Europa. O artista já lançou um LP, três CDs e um DVD, além de participações em inúmeras gravações de outros artistas
Atualmente, dedica-se ao seu novo trabalho musical – o concerto “Sem chumbo nos pés”, que estreou em Recife, em janeiro de 2017, e foi apresentado no país africano Cabo Verde e na Argentina. No Brasil, levou o show para o Rio de Janeiro, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.
O parceiro de Naldinho Freire em “Derradeiro Ato”, Escurinho, é nascido no sertão de Pernambuco e radicado na Paraíba. Lá, juntamente com Chico César e outros amigos criaram o Grupo Musical Ferradura. Escurinho integrou o grupo de teatro Piolim, e é responsável pela trilha sonora do espetáculo Vau da Sarapalha, dirigido por Luiz Carlos Vasconcelos.
O artista tem um belo trabalho com composições próprias, que resultou no disco Labacé. A partir desse álbum, passou a se apresentar em festivais e realizar shows em várias cidades Brasil.
As voltas que esta vida dá: em 2004, meu amigo e grande pianista Guilherme Vergueiro me convidou para assistir o Projeto Pixinguinha, numa edição na qual ele era um dos integrantes. Lá estavam na trupe Escurinho, Alaíde Costa e Filó Machado, além do excelente e saudoso percussionista laudir de Oliveira.
O Projeto Pixinguinha foi sempre organizado pela Funarte, da qual Naldinho Freire foi coordenador no Nordeste e Norte do país. Quem apresentou Naldinho para o Bem Blogado foi Tadeu de Souza, produtor, que também foi coordenador da Funarte (SP) e é companheiro da cantora Jordanna, que tem participado do Sarau Delivery.
Sarau Delivery é uma seção do Bem Blogado que traz diariamente artistas fazendo apresentações para o público que está em casa, recolhido no combate ao coronavírus.
A seção está aberta para músicos, poetas, contadores de história…
Que o seu tempo seja preenchido com arte.
“Derradeiro Ato”, (Naldinho Freire/ Escurinho)
Com tanta vida nos olhos e tanta flor na camisa
O poeta de repente deu para falar na morte
Sabe tanto quanto eu quando ela vem não avisa
Mesmo furando os sapatos, mesmo que o corpo já não suporte
Avante ante a barbárie, faça a barba, mude o clima
E no pisar das léguas com muito esforço e sorte
Invente, ande, não pare, bote a cara, vá pra cima
Não é de hoje que o pesar e o desconforto do fardo
Viram canção e poesia no velho peito que arde
Como também é antigo o som e a cor desse brado
Talhados no barro seco dos ecos da liberdade
Veja aqui Naldinho Freire em “Maracatus”
Contatos de Naldinho Freire
O álbum sem chumbo nos pés – Naldinho Freire nas plataformas virtuais:
Spotify
https://spoti.fi/2zni2o0
Deezer
http://bit.ly/2m6XdKa
Apple Music
https://apple.co/2msdRUC
YouTube
http://bit.ly/2kyVD3d
Fanpage: https://www.facebook.com/naldinhofreireoficial
Instagram: https://www.instagram.com/naldinhofreireoficial