A CPI da Covid realiza nesta terça-feira (19/10) sua última oitiva, a partir das 10h, com o assessor técnico do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Elton da Silva Chaves. O pedido para ouvi-lo partiu do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP).
Por Esmael Morais, compartilhado de seu Blog –
O depoimento do representante do Conasems será o último na comissão de investigação, que, nesta quarta (20/10), realizará a leitura do relatório final. A tarefa de apresentar o texto-base é do senador Renan Calheiros (MDB-AL), relator da CPI, cuja proposta será votada no colegiado no dia 26 de outubro.
Na reunião de hoje, Randolfe pretende esclarecer se houve algum tipo de pressão ou interferência do governo na decisão tomada pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias do Sistema Único de Saúde (Conitec) de adiar a análise de um estudo sobre o tratamento medicamentoso ambulatorial de pacientes com covid-19.
Elton da Silva Chaves é representante do Conasems dentro da Conitec. Randolfe argumenta que ele teria se manifestado contrariamente ao adiamento da análise do estudo. “É importante para os trabalhos desta comissão parlamentar de inquérito entender o contexto desse pedido de adiamento e ouvir demais informações sobre o episódio”, argumentou o senador ao pedir a oitiva.