“Devagar é que não se vai Longe – Parcerias Público-Privadas e Desenvolvimento Econômico” é o livro do economista Guilherme Lacerda que não fica somente no reducionismo da crítica pela crítica, mas também aponta soluções para as parcerias público-privadas, tão necessárias para um país com as dimensões do Brasil.
Leia abaixo a resenha do livro “Devagar é que não se vai Longe”, do economista Guilherme Lacerda, escrita pelo doutor em administração pública e economista Francisco Gaetani (FGV/EBAPE)
“O livro de Guilherme Lacerda é uma importante contribuição ao debate sobre o investimento no Brasil. Sua experiência como professor universitário, dirigente de investidores institucionais como a FUNCEF e diretor de um banco de desenvolvimento como o BNDES proporcionaram-lhe uma oportunidade única de discorrer sobre o tema.
No passado recente o país foi beneficiado por um ciclo de crescimento que teve seu ápice no segundo mandato da Presidência Lula e no início do primeiro mandato da Presidência Dilma. Na ocasião, o país teve a maior janela de oportunidade desde o regime autoritário para alavancar o crescimento econômico, em função de uma combinação de estabilização macroeconômica, reformas econômicas, políticas regulatórias, boom de commodities e políticas públicas – industrial, científica e tecnológica, de inovação e de infraestrutura.
Mas, ficou comprovado que disponibilidade de recursos e vontade política eram condições necessárias, mas não suficientes para fazer certas coisas acontecerem. Mecanismos como parcerias público- privadas (PPPs) e concessões passaram a ser discutidos e explorados como opções destinadas a impulsionar investimentos.
Guilherme Lacerda foi protagonista destes tempos e nesta publicação compartilha sua experiência de profissional para viabilizar os investimentos naquela quadra da história do país. Trata-se de um texto que combina sua formação acadêmica com reflexões ex-post sobre sua vivência – rica contribuição e rara à compreensão dos desafios nacionais em um setor pouco explorado do ponto de vista da literatura econômica.”
Adquira o livro por aqui:
https://www.letracapital.com.br/produto/devagar-e-que-nao-se-vai-longe/