Oitavo: a história do mês de agosto

Compartilhe:

Por Nirton Venancio – professor de Literatura e Cinema, cineasta, roteirista, poeta –

Caesar Octavianus Augustus, fundador do Império Romano, não curtia muito que o sexto mês fosse sexto no calendário de Rômulo (o gêmeo de Remo, aquele que fazia duplinha nas tetas de Roma), e como todo mandatário que se acha, mexeu na sequência e cunhou o período de 31 dias como o oitavo no calendário Gregoriano: o que se chamava Sextilis virou Augustus>Agosto.

Como se não bastassem as vontades de um imperador, a crença popular sobrecarrega o coitado do mês como o dos infortúnios, provavelmente pelas coincidências ao longo da História:




– na Antiguidade acontecia sempre o final dos invernos extremamente rígidos, muitos morriam ainda pelo resto de frio brabo, de doenças infectuosas sem vacina, crianças e velhos não resistiam;

– as cadelas no meio rural tinham seu sistema hormonal alterado pelos raios solares que voltavam fortes depois das chuvas, entravam em disparada no cio;

– os cães excitados brigavam pelas mais sedentas, babavam literalmente pelas fêmeas, a saliva transmitia doenças, e os camponeses os chamavam de loucos naquele mês.

Agosto é oito. Oito é o símbolo do infinito, os traços dos dias, do tempo em contínua ligação. Há uma teoria que descreve que o desenho do número ali deitadinho lembra a tal serpente que na mitologia grega devorava a própria cauda, e não se sabia mais o começo e o fim da dita cuja. Os caras lá das antigas em Atenas deram-lhe o nome de Ouroboros, que significa que sempre existem coisas sendo recriadas no universo, eternamente.

Crença por crença, imprima-se o oito. Seja bem-vindo, agosto.

Que venha a vacina e a pandemia desapareça no infinito.

Que o pandemônio cloroquine-se e desapareça em seu mar de fel.

Multiplique-se a cura na página infeliz de nossa história, ad eternum.

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Tags

Compartilhe:

Categorias