A Comunidade da Grota do Surucucu, em Niterói, é um lugar favelizado, situado próximo a um bairro de classe média. Os moradores do local vivem em meio à violência ora do tráfico de drogas ora da ação policial que sempre se apresenta hostil aos menos favorecidos. As crianças e jovens sentem na própria pele os efeitos da desigualdade social, baixa escolaridade familiar, falta de perspectiva profissional, exclusão educacional, social, cultural e racismo.
O objetivo do projeto musical é dar oportunidade às crianças e jovens para que possam ter acesso a um espaço que promove a cultura, estimulando a aquisição de bens culturais, oferecendo formação musical em nível técnico e encaminhamento para a Universidade.
Na arte todos somos iguais. Não importa a cor da pele, nem a posição social. A música como uma prática social é uma atividade na qual todos os presentes estão envolvidos e pela qual todos são responsáveis. A performance musical é um encontro entre seres humanos onde significados são construídos e cultiva a cultura da paz.
O processo pedagógico musical pode ser considerado um fato social total onde se estabelece um processo de trocas de valores simbólicos e materiais ligados às praticas musicais. Estabelece-se, assim, a possibilidade de constituir redes de sociabilidade em ações em diferentes contextos: institucional, histórico, sociocultural, de ensino e aprendizagem.
A Orquestra de Cordas da Grota em 2020 completa 25 anos. Ao longo desse um quarto de século a Orquestra se apresentou em diversas cidades de diferentes estados no Brasil além de apresentações no exterior tais como Portugal, Estados Unidos e América Central. Desde 2005 projeto oferece um curso de formação em música que capacita seus estudantes como instrutores de música.
O projeto também recebeu diversas premiações, entre elas: Prêmio Cultura Nota10 (2004 e 2006), Semifinalista do Prêmio Itaú-UNICEF (2007), Utilidade Pública Municipal (2008), Ponto de Cultura (2009), Utilidade Pública Federal, Patrimônio Imaterial da Cidade de Niterói (2010) e do Estado do Rio (2017), além do Prêmio Rio Sociocultural 2011 (como Empreendedor Social) e Tecnologia Social reconhecida e certificada pela FBB (2013).
Depois de todas essas conquistas, muitos de seus integrantes perceberam a importância da formação acadêmica e buscaram ingressar em diversas faculdades. Alguns tornaram-se professores de música, outros pedagogos, geógrafos, engenheiros, etc., muitos saíram da favela e compraram casas e apartamentos em outras áreas da cidade. Além disso, cada jovem formado pelo projeto da Grota se torna um vetor em sua comunidade e ao compartilhar seus saberes com outros, multiplica e potencializa o conhecimento adquirido.
Você também pode fazer parte de projeto apoiando nossas ações através de doações. Doações podem ser feitas através da conta do ITAU, agência 1518, conta corrente 19073-9. Nosso CNPJ: 05.241.490/0001-31. Somos uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos e todo dinheiro doado vai direto para os nossos alunos e professores, todos formados pelo projeto.
Temos também nesse ano de 2020 um projeto aprovado pela lei Rouanet cuja doação pode ser abatida do seu imposto de renda de 2021. Quem se interessar pode doar até 4% do imposto devido através de um depósito identificado na conta do Banco do Brasil, agência 2907-6; conta 58491-6. O identificador 1 é o seu CPF e o indicador 2 é o número 2, referente a doação.