Por Ademir Fábio Quinot Ströher – Duda Renovatio, publicado no Pensador Anônimo –
Se você é do tipo que gosta de conferir esse tipo de lista, talvez sinta inveja das pessoas que vivem nos países que citaremos abaixo. Esses locais selecionados foram os que tiveram maiores índices de qualidade de vida, nos quais seus moradores não precisam se preocupar com ambientes de guerra, conflito e criminalidade. Confira a seguir quais são os países mais seguros do mundo:
9 – Finlândia
Um lugar isolado, superfrio, ao lado da Suécia. Lá, a justiça é reconhecida pela população como honesta, além de que o policiamento é funcional e eficaz.
(Responsabilidade Penal Juvenil=15 anos – Maioridade Penal ou maioridade criminal = 18 anos)
8 – Áustria
O país está classificado também entre os mais ricos, sendo que o PIB per capita ultrapassa os R$ 104 mil – no Brasil, esse valor é de pouco mais de R$ 22 mil.
A Áustria é considerada também um dos lugares mais saudáveis para se viver, sendo que a capital Vienna atrai turistas de todo o mundo, que chegam à procura dos diversos tipos de entretenimento disponíveis para toda a família.
(Responsabilidade Penal Juvenil=14 anos – Maioridade Penal ou maioridade criminal = 19 anos)
7 – Suécia
Apesar das condições climáticas extremas, o local ainda é considerado um dos mais seguros, até mesmo porque a maioria dos turistas vai a Estocolmo durante a primavera devido ao clima propício e, claro, às belezas do lugar. É um dos países com menores riscos de morte do mundo.
(Responsabilidade Penal Juvenil=15 anos – Maioridade Penal ou maioridade criminal = 18 anos)
6 – Austrália
Este ano está bom para os australianos: não só seu país é considerado o mais amigável de todos os tempos, como é também o mais próspero e um dos mais seguros.
O país tem muito mais fronteiras marítimas do que por terra, o que aumenta seu nível de segurança. Esse mundaréu de praias é bom também para aqueles que gostam de aproveitar o verão na água. Ou seja: se você estava procurando algum lugar para passar as próximas férias, está aí uma dica excelente.
(Responsabilidade Penal Juvenil=10 anos – Maioridade Penal ou maioridade criminal = 19 anos)
5 – Irlanda
Se a questão é férias e você for do tipo que gostaria de beber uma Guinness com seus amigos ouvindo as mais tradicionais músicas celtas, a Irlanda é o lugar ideal. O que faz desse pequeno país um dos mais seguros é também o fato de que irlandeses são bastante receptivos e amigáveis – você será muito bem tratado enquanto estiver na Terra das Esmeraldas, não tenha dúvida.
O país tem vários costumes tradicionais que são celebrados em diversas festividades durante o ano, sendo que a mais conhecida é a comemoração ao dia de São Patrício. A verdade é que irlandeses vivem felizes demais e lá não há espaço para grandes casos de criminalidade ou qualquer coisa que deixe sua vida em risco. Sláinte!
(Responsabilidade Penal Juvenil=12 anos – Maioridade Penal ou maioridade criminal = 18 anos)
4 – Dinamarca
O país não tinha a melhor fama de todas, mas conseguiu derrubar o título de “preguiçoso” e construir o de “batalhador”. A mudança foi tão grande que hoje a Dinamarca está entre os países mais seguros e protegidos do mundo. O policiamento é eficaz com relação ao respeito a todo e qualquer tipo de leis, resultando na segurança máxima aos cidadãos dinamarqueses, que praticamente não correm riscos de serem assaltados, sequestrados ou mortos.
(Responsabilidade Penal Juvenil=15 anos – Maioridade Penal ou maioridade criminal = 18 anos)
3 – Noruega
Este país tem fama de ser um dos mais caros do mundo, mas é também um dos mais românticos e, claro, seguros, afinal é disso que estamos falando. Simplesmente não há índices de criminalidade na Noruega. Dá pra acreditar? Como se não bastasse, o país tem questões ambientais mais do que saudáveis, tornando-se um lugar recomendável para todas as pessoas.
(Responsabilidade Penal Juvenil=15 anos – Maioridade Penal ou maioridade criminal = 18 anos)
2 – Islândia
Como se não bastasse o fato de o lugar ser simplesmente lindo e inspirador, pesquisas recentes indicaram que assassinatos, sequestros, estupros e afins são ocasiões praticamente extintas. Além disso, o lugar é o queridinho de quem quer viver no mais pleno sossego. E aí, interessado?
(Responsabilidade Penal Juvenil=15 anos – Maioridade Penal ou maioridade criminal = 18 anos)
1 – Nova Zelândia
Se você quer ir para o lugar mais seguro do mundo, corra para a Nova Zelândia. Lá, você vai saber, na prática, o que é uma qualidade de vida realmente boa. Parece que o segredo é algo não muito visto em terras tupiniquins: bom relacionamento entre cidadãos, governantes e política.
Na Nova Zelândia, você não vai encontrar pessoas vivendo em condições extremas de pobreza, desempregadas e desalojadas. A lógica é mais do que clara: com menos desigualdade, há muito menos violência.
(Responsabilidade Penal Juvenil=15 anos – Maioridade Penal ou maioridade criminal = 18 anos)
Responsabilidade Penal Juvenil e Maioridade Penal ou maioridade criminal no Brasil.
O Brasil vive uma onda de ignorantização coletiva já faz algum tempo, mas se acentuou ainda mais de 2013 para cá, pois com a expansão do acesso à internet no Brasil, as redes sociais se tornaram o termômetro desta onda. Não estamos fazendo referência que isso se deve pelo fato da internet ter chegado às classes economicamente mais baixas, pois a ignorantização afeta todas as classes, desde os menos instruídos até aqueles com alta escolarização.
Nesses últimos meses alguns assuntos tem tomado às redes sociais, e um deles é a questão do projeto do congresso para a redução da Maioridade Penal. O que mais chama atenção nessa ignorantização, não se sabe se é proposital de alguma cretinice, ou se é pura ignorância resultante da preguiça de buscar informação correta, mas dados falsos são divulgados em alguns portais de noticias e em imagens nas redes sociais, uma tabela, supostamente, com o nome dos países e suas maioridades penais. Como já dito, não sabemos se é cretinice ou ignorância, mas acreditamos que a cretinice participa nessa questão, divulgam dados de um assunto como se fosse outro, assim logicamente, nessa onda de ignorantização em massa, cria uma legião de “Zumbis” que ficam repetindo e compartilhando a mesma desinformação.
Responsabilidade Penal Juvenil é um conceito, e Maioridade Penal é outro. Vamos explicar:
Responsabilidade Penal Juvenil – é o dever jurídico de responder pela ação delituosa que recai sobre o agente imputável”. Ao cometer um delito, um indivíduo considerado responsável será submetido a uma pena. Ou seja, no Brasil, a responsabilidade penal é de 12 anos. O que isso significa? Significa que; caso um jovem que tenha acima dos 12 anos cometa um crime, quem será responsabilizado é ele mesmo, caso considerado culpado. Abaixo dos 12 anos os responsabilizados são os pais ou quem tiver a guarda legal do mesmo. Nesses casos, os jovens entre 12 e 18 anos cumprem pena educativa!
Maioridade Penal ou maioridade criminal – define a idade a partir da qual o indivíduo responde pela violação da lei penal na condição de adulto, sem qualquer garantia diferenciada reservada para indivíduos jovens. O indivíduo é, pois, reconhecido como adulto consciente das consequências individuais e coletivas dos seus atos e da responsabilidade legal embutidas nas suas ações. Ou seja, a partir dos 18 anos, como é hoje o caso do Brasil, o cidadão é considerado adulto e não mais obedece as leis do Estatuto da Criança e do Adolescente.
Os dados que circulam na internet, e que não condizem com os fatos, inclusive noticiados por alguns meios de comunicação (não devem ser sérios, pois um veículo sério trabalha com profissionais que pesquisam suas matérias e não publicam “achismos” e “populachos”) são os dados da Responsabilidade Penal Juvenil como se fossem os dados da Maioridade Penal ou maioridade criminal de outros países.
Vamos apresentar ambas as idades numa tabela para um comparativo entre alguns países:
* Somente para delitos graves.
** Legislações diferenciadas em cada estado.
*** Complemento adicional.
Fontes:
– Principal:
Porque dizer não à redução da idade penal – UNICEF – NOV 07 (pág. 16)
– Complementar:
Situação das Crianças e dos Adolescentes na Tríplice Fronteira – UNICEF – 2005 (pág. 67)
O problema do nosso país, no que tange a educação e cultura, e que consideramos ser o maior problema entre todos, fica ainda mais evidente com toda essa ignorantização que se mostra nas redes sociais, pois demonstra que o brasileiro, mesmo com formação acadêmica, muitas vezes ainda não tem a capacidade de reflexão crítica, não aprendeu que a honestidade está diretamente relacionada com constante busca pelos dados verdadeiros. Isso não é só uma questão de ética e ou moral social, isso também é uma questão de ser honesto consigo mesmo, de perceber como indivíduo, antes de tudo, que deve dar a honestidade dos fatos a ele mesmo, e assim depois apresentar as evidências factuais às outras pessoas. Mas não, o que se vê é uma horda de zumbis, um seguindo a ignorância do outro, o que transforma uma sociedade em uma verdadeira mentira coletiva. Uma nação de verdadeiros mestres do ACHISMO, propagadores de populachos.
Enquanto países como a Holanda e a Suécia a cada ano fecham prisões e constroem mais centros educacionais e de cultura, por aqui caminhamos o caminho contrário, atiramos bombas em professores que buscam salários dignos, pois não falta muito para a classe dos professores ser considerada a carreira menos promissora do país. Fechamos museuse teatros, abandonamos as escolas, as deixando num caos total, não temos políticas efetivas e sérias de planejamento familiar, a ignorantização faz a população ainda reclamar das poucas políticas de inclusão social, e de quebra ainda querem culpar a criança que nasceu num ambiente totalmente abandonado pelo Estado, cresceu geralmente sem família e sem acesso a escola, a pagar pela indiferença de toda a sociedade, e a irresponsabilidade e corrupção de quem está no poder. É muito fácil querer enjaular quem já nasceu condenado e já paga pena de vida. É muito fácil para um congressista ser favorável à diminuição da Maioridade Penal quando jamais apresentou um projeto que fosse para que essas crianças tivessem acesso ao básico que lhes é direito. Querem culpar agora aqueles que são resultado das suas incompetências e desvios de recursos! E a massa populacional, bate palmas, ignorantizada e sem capacidade de fazer análise crítica dos fatos. Isso é Brasil!
Como diz Mc Garden em sua música:
“…Observe de perto meu mano,
Olha lá nossos governadores
Não investem na educação
Pra não ter uma geração de pensadores
Pensadores tentaram avisar,
Mas você fingiu que não viu
Aqui a bunda vale mais que a mente
Infelizmente esse é o Brasil …”