Os sonhos de Fellini

Compartilhe:

Por Nirton Venancio, Cineasta, roteirista e poeta – 

Do começo dos anos 60 até 1990, o cineasta Federico Fellini, aconselhado pelo seu psicanalista junguiano, manteve o hábito de, ao acordar, escrever o que tinha sonhado. E além de escrever, desenhava. Uma espécie de diário onírico ilustrado.

Muitos desses relatos e desenhos foram fontes para a composição de cenas e personagens de seus filmes.




Dois volumosos cadernos e dezenas de folhas avulsas com essas anotações, que o cineasta definia como “trabalhos noturnos”, ficaram guardados pelos seus herdeiros em cofre de um banco, de 1993, ano de sua morte, até 2006, quando a Fundação Federico Fellini adquiriu os direitos autorais e publicou “Il libro dei sogni” (O livro dos sonhos) organizado pelo roteirista e dramaturgo Tullio Kezich e o professor de história e cinema Vittorio Boarini.

A curiosa publicação revela tanto sonhos quanto pesadelos, e mostra o inconsciente inquieto e fascinante de um criador genial, com seus desejos, amores, medos, ansiedade, remorsos, erotismo, praticamente compondo uma análise dos mistérios e enigmas do ser humano.

Fellini dizia que desde pequeno tinha duas vidas: uma com os olhos abertos e outra com os olhos fechados.

Em março de 1993 o cineasta recebeu o Oscar de Honra pelo conjunto de sua obra. Em 30 de outubro do mesmo ano comemorou cinco décadas com a atriz Giuletta Masina, sua esposa. No dia seguinte aos festejos, Fellini dormiu para sempre. Cinco meses depois Giuletta o segue, torna-se “vídeo de uma outra luz”, como diz a canção de Caetano. Tinha a mesma idade do marido, 73 anos, e a mesma saudade que ele levou.

Hoje comemora-se um século e um ano do nascimento do cineasta que fazia dos sonhos, filmes. E o cinema virou sonhos.

Na foto abaixo, um flagrante de sua vida de olhos fechados, enquanto descansava nos bastidores das filmagens de “A doce vida”, 1960.

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Tags

Compartilhe:

Categorias