Por Washington Luiz de Araújo, jornalista, Bem Blogado, Sarau Delivery
Eu não acredito em caridade, eu acredito em solidariedade. Caridade é tão vertical: vai de cima pra baixo. Solidariedade é horizontal: respeita a outra pessoa e aprende com o outro. A maioria de nós tem muito o que aprender com as outras pessoas (Eduardo Galeano).
Bem como o escritor uruguaio Eduardo Galeano, Paquetá acredita e pratica a solidariedade. Mostrou isso, mais uma vez, no Concerto por uma Flauta, Casa de Artes, em prol do músico João Marcos Moreira que teve uma flauta e um flautim furtados no Rio de Janeiro. O músico, que aprendeu a tocar na Casa de Artes Paquetá, é bacharelando em Flauta Transversal na UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro, sexto período.
João Marcos, sem recursos para adquirir por conta própria um novo instrumento, tem sido beneficiado pela solidariedade dos moradores da Ilha, que estão se cotizando para que o mesmo tenha uma nova flauta.
E foi assim que o pianista Jorge Roberto Martins, nosso Jorginho, amigos de João Marcos da UFRJ e da Orquestra Jovem Paquetá se prontificaram a tocar na Casa de Artes, tirando o “chapéu” beneficente para o músico. J
Assim, o público colaborou com a aquisição do instrumento musical para João Marcos e ganhou um belo Concerto por uma Flauta.
Músicos que participaram do evento:
Piano: Jorge Roberto Martins (Jorginho) e Bruno Jardim
Flauta: João Marcos Moreira
Violino: Luca Kevorkian
Clarinete: Victor Hugo
Fagote: Mateus Távora
Percussão Fausto maniçoba
Bateria: Emanuel Barbosa
Tamborim: Vinicius Rego
Vejam os vídeos do belo Concerto por uma Flauta. Encerramos a série de vídeo com o diretor da Casa Artes Paquetá. Zé Lavrador, falando da campanha pelo instrumento musical de João Marcos e outras atividades. Bom espetáculo!