De Paula Lacombe, no Facebook –
“Cuba retém SIM parte do salário dos médicos. Isto tem que ser entendido como um “imposto”. Este imposto paga:
– por dezenas de missões de médicos cubanos para países na África e Ásia que não tem como pagar.
– pela formação gratuita de centenas de médicos por ano, além da escola internacional de medicina, que dá bolsas para estudantes pobres de 138 países.
– paga o salário integral dos médicos enquanto estão fora, além de casas em muitos casos
– paga as passagens aéreas dos médicos para passar férias em Cuba além da ida e volta
– paga a aposentadoria de médicos
– paga por pesquisas importantes para a humanidade como a vacina contra o câncer de pulmão
– mantém o sistema de saúde para o povo cubano
– além do salário após impostos, os médicos recebem casa, comida e roupa lavada como parte do acordo. Os municípios ficam encarregados de dar um suplemento significativo que inclui aluguel, etc
– 1 dólar em Cuba devido ao bloqueio são 25 pesos cubanos. Com 3 anos de missão compra-se um bom apartamento. De trabalho escravagista não tem nada.
Agora bom….porque é q quem reclama dos salários pagos aos cubanos não se indigna com o q os planos de saúde pagam aos médicos???? Quanto é que uma agência de qq serviço liberal paga a um free-lancer do que recebeu do cliente final???? E pagaram pelos seus estudos? Pagam sua aposentadoria? Te dão casa???? Te garantem emprego vitalício???? Quanto custa uma carreira de médico nos EUA???500 000 dólares??? Quantos negros brasileiros são médicos? Por quê não se indignam com o salário mínimo??? Por que será que em muitos paises da Europa os impostos equivalem ao q é retido por Cuba??? Pensem…please…que canseira…”