Coloco trechos selecionados de Stiglitz porque vejo que meus colegas só se informam por jornais que só publicam as mesmas informações incompletas
Por Luis Nassif, compartilhado de seu Blog
Em O Globo, Sardenberg indaga se substituiremos a democracia americana pela ditadura chinesa. Na CNN, a âncora Raquel Landim e o comentarista Lourival Santanna ironizam a falta de conhecimento de Lula, ao atribuir ao neoliberalismo o aumento da pobreza e da desigualdade no mundo. Lourival sugere que Lula ouça economistas consistentes antes de formular suas análises.
Que tal Joseph Stiglitz, Nobel de Economia? Stiglitz faz parte de um grupo cada vez mais amplo de economistas lutando para salvar o capitalismo americano.
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Trecho do seu último livro “Povo, poder e lucro: capitalismo progressista para uma era de descontentamento”. Coloco trechos selecionados porque vejo que meus colegas só se informam por jornais que só publicam as mesmas informações incompletas.
Destaque(azul) – Página 9 · Posição 103
Abordo essas questões como economista e, sem surpresa, vejo ao menos parte da resposta em nossos fracassos econômicos: o fracasso em lidar com a transição de economia manufatureira para economia de serviços, em domesticar o setor financeiro, em gerenciar adequadamente a globalização e suas consequências e, ainda mais importante, em responder à crescente desigualdade, uma vez que parecemos estar nos transformando em uma economia e uma democracia dos 1%, para os 1% e pelos 1%.
Destaque(azul) – Página 10 · Posição 112
Para responder a essas perguntas, preciso explicar qual é a verdadeira fonte da riqueza das nações, distinguindo entre criação e extração de riqueza. A última é qualquer processo pelo qual um indivíduo toma riqueza dos outros através de uma ou outra forma de exploração. A verdadeira fonte da “riqueza de uma nação” está na primeira, na criatividade e na produtividade de seus habitantes e em suas interações produtivas uns com os outros.
Destaque(azul) – Página 12 · Posição 136
A redução da carga tributária promovida por Reagan em 1981 deu início a uma era de enormes déficits fiscais, crescimento mais lento e maior desigualdade. Com a lei fiscal de 2017, Trump, ainda mais que Reagan, está nos dando uma dose de políticas fundamentadas não na ciência, mas em uma superstição egoísta.
Destaque(azul) – Página 12 · Posição 143
O fato de estar disposto a piorar a vida da classe média, removendo a assistência médica de 13 milhões de americanos em um país já abalado pelo declínio da expectativa de vida, mostra que sente por eles não respeito, mas desdém, e o mesmo se dá em relação à redução dos impostos para os ricos, acompanhada do aumento real da carga tributária para a maior parte da classe média. 4
Destaque(azul) – Página 15 · Posição 187
Os observadores políticos ficaram chocados com a magnitude da hipocrisia: quando a economia realmente precisou de estímulo, de um empurrão fiscal, após a crise de 2008, os republicanos disseram que o país não podia arcar com ele, pois levaria a déficits intoleráveis.
Destaque(azul) – Página 17 · Posição 208
Criamos a maior sociedade de classe média que o mundo já viu. Durante as eleições de 2016, em contraste, a desigualdade chegara a níveis inéditos desde a Era Dourada, no fim do século XIX.
Destaque(azul) – Página 18 · Posição 220
Assim, a única maneira de uma sociedade democrática voltada para a minoria—seja ela composta de grandes corporações tentando explorar os consumidores, bancos tentando explorar os correntistas ou pessoas atoladas no passado tentando recriar um mundo já extinto—manter sua dominância econômica e política é suprimir a democracia, de uma maneira ou de outra.
Destaque(azul) – Página 20 · Posição 246
Ela finge ser baseada no avanço de nosso entendimento do mercado, mas a verdade é exatamente o oposto: os avanços da economia nos últimos setenta anos identificaram os limites do livre mercado.
Destaque(azul) – Página 20 · Posição 247
Qualquer um que mantenha os olhos abertos consegue ver isso: desemprego episódico, às vezes maciço, como na Grande Depressão, e poluição tão grave que, em alguns locais, o ar se tornou irrespirável foram somente duas das mais óbvias “provas” de que os mercados, sozinhos, não necessariamente funcionam bem.
Destaque(azul) – Página 21 · Posição 271
Para chegar a uma economia e uma sociedade mais funcionais, com cidadãos que se sentem mais prósperos e seguros, os governos precisam investir—fornecendo garantias em caso de desemprego e financiando a pesquisa básica—e regulamentar—impedindo que as pessoas prejudiquem umas às outras.
Destaque(azul) – Página 22 · Posição 273
As economias capitalistas sempre envolveram uma mistura de mercados privados e governo; a questão não é um ou outro, mas como combinar os dois do modo mais vantajoso.
Destaque(azul) – Página 22 · Posição 276
Segundo: precisamos reconhecer que a riqueza de uma nação repousa sobre dois pilares. As nações se tornam mais ricas—alcançando padrões de vida mais elevados—ao se tornarem mais produtivas, e a fonte mais importante de aumento da produtividade é o aumento do conhecimento. Avanços tecnológicos repousam sobre fundações científicas fornecidas pela pesquisa básica financiada pelo governo.
Destaque(azul) – Página 22 · Posição 279
As nações se tornam mais ricas como resultado da organização geral da sociedade, que permite que as pessoas interajam, negociem e invistam com segurança.
Destaque(azul) – Página 23 · Posição 288
Os estrategistas políticos deveriam focar em qualquer mercado que apresente renda econômica excessiva, pois ela é sinal de que a economia poderia apresentar resultados mais eficientes:
Destaque(azul) – Página 23 · Posição 290
A exploração inerente à renda econômica excessiva enfraquece a economia.
Destaque(azul) – Página 23 · Posição 292
Quarto: uma sociedade menos dividida, com uma economia mais igualitária, apresenta desempenho melhor.
Destaque(azul) – Página 23 · Posição 297
Também precisamos abandonar a errônea fé na economia de gotejamento, a noção de que, se a economia cresce, todo mundo se beneficia. Essa noção escorou as políticas econômicas pelo lado
da oferta de todos os presidentes republicanos desde Ronald Reagan. Os registros deixam claro que os benefícios do crescimento simplesmente não gotejam.
Destaque(azul) – Página 24 · Posição 303
Os programas governamentais para promover a prosperidade partilhada precisam focar tanto na distribuição—que às vezes é chamada de pré-distribuição—quanto na redistribuição, a renda dos indivíduos após impostos e transferências.
Destaque(azul) – Página 24 · Posição 306
Assim, leis que permitem abusos de poder dos monopólios corporativos ou que os CEOs tomem para si grandes parcelas da renda corporativa levam a maior desigualdade e menor crescimento.
Destaque(azul) – Página 24 · Posição 311
Piorando os efeitos da desigualdade de oportunidades educacionais, os atuais impostos sobre a herança, excessivamente baixos, significam que os Estados Unidos estão criando uma plutocracia herdada.
Destaque(azul) – Página 24 · Posição 313
Como as regras do jogo e tantos outros aspectos de nossa economia e sociedade dependem do governo, o que o governo faz é vital; política e economia não podem ser separadas. Mas a desigualdade econômica inevitavelmente se traduz em poder político, e aqueles com poder político o usam para obter vantagens.
Destaque(azul) – Página 25 · Posição 318
O sistema econômico para o qual caminhamos desde o início da década de 1970—o capitalismo de estilo americano—está modelando nossas identidades individuais e nacionais de maneira desagradável. O que emerge está em conflito com nossos valores
mais elevados; a ganância, o egoísmo, a torpeza moral, a disposição de explorar os outros e a desonestidade que a Grande Recessão expôs no setor financeiro estão evidentes em outros lugares, e não somente nos Estados Unidos.
Destaque(azul) – Página 25 · Posição 328
Existe uma agenda econômica abrangente capaz de restaurar o crescimento e a prosperidade partilhada. Ela combina a remoção dos impedimentos ao crescimento e à igualdade apresentados pelas corporações com excessivo poder de mercado e a restauração do equilíbrio ao fornecer mais poder de barganha aos trabalhadores, por exemplo.
Destaque(azul) – Página 26 · Posição 331
Inclui também mais apoio à pesquisa básica e mais encorajamento para que o setor privado se engaje na criação de riquezas, e não no rent-seeking.
Destaque(azul) – Página 26 · Posição 335
Por fim, esta é uma época de grandes mudanças. O incrementalismo—pequenos ajustes no sistema político e econômico—é inadequado para as tarefas à frente. Precisamos de mudanças drásticas como as apresentadas aqui. Mas
Parte I | Perdendo o rumo
Destaque(azul) – 1. Introdução > Página 29 · Posição 362
Os banqueiros foram socorridos, mas não suas vítimas. Embora as políticas econômicas tenham conseguido evitar outra Grande Depressão, não surpreende que esse resgate desequilibrado tenha tido consequências políticas.
Destaque(azul) – 1. Introdução > Página 31 · Posição 386
A divisão econômica levou a uma divisão política, e a divisão política reforçou a divisão econômica. Aqueles que têm dinheiro usam seu poder para escrever as regras do jogo econômico e político de maneiras que aumentem suas vantagens.
Destaque(azul) – 1. Introdução > Página 31 · Posição 390
40% dos americanos não podem arcar com uma calamidade de 400 dólares, seja uma criança doente ou um carro quebrado.
Destaque(azul) – 1. Introdução > Página 32 · Posição 407
A imensa maioria dos americanos votou em senadores democratas, 13 mas, como estados com poucas pessoas, como Wyoming, contam com os mesmos dois senadores que nossos estados mais populosos, Nova York e Califórnia, os republicanos mantiveram o controle do Senado, de grande importância por causa do papel que desempenha na aprovação dos juízes da Suprema
Destaque(azul) – 1. Introdução > Página 32 · Posição 410
Lamentavelmente, a Suprema Corte deixou de ser um árbitro justo e um intérprete da constituição e se tornou apenas outro campo de batalha político. Nossas salvaguardas constitucionais já não funcionam para a maioria, uma vez que a minoria passou a dominar.
Destaque(azul) – 1. Introdução > Página 33 · Posição 425
O crescimento desacelerou e a renda de grandes parcelas da população estagnou ou mesmo entrou em declínio. Surgiu um grande abismo entre o topo e os demais.
Destaque(azul) – 1. Introdução > Página 34 · Posição 444
A verdadeira riqueza de uma nação é mensurada por sua capacidade de garantir, de modo sustentável, padrões de vida elevados para todos os cidadãos. Essa garantia está relacionada a aumentos constantes da produtividade, baseados parcialmente no investimento em instalações, equipamentos e, ainda mais importante, conhecimento e na manutenção da economia em níveis de pleno emprego, assegurando que os recursos de que dispomos não sejam desperdiçados ou permaneçam ociosos.
Destaque(azul) – 1. Introdução > Página 42 · Posição 556
O historiador Robert O. Paxton estabeleceu paralelos entre os favores de Trump para os ricos e as estratégias por trás da ascensão nazista na Alemanha.
Destaque(azul) – 1. Introdução > Página 42 · Posição 559
O sucesso de Trump teve por base a formação de uma coalizão com a comunidade empresarial, do mesmo modo que naquela época: os fascistas só chegaram ao poder por causa do apoio de uma ampla aliança conservadora que incluía a comunidade empresarial.
Destaque(azul) – 1. Introdução > Página 43 · Posição 569
Entre 1995 e 2005, por exemplo, imigrantes fundaram 52% de todas as empresas do Vale do Silício. 31 Imigrantes também fundaram mais de 40% das empresas na lista das quinhentas maiores da Fortune em 2017.32
Destaque(azul) – 1. Introdução > Página 46 · Posição 623
Um dos insights da economia moderna é o fato de que países com grande desigualdade (especialmente quando a desigualdade é tão intensa quanto nos Estados Unidos, e tão engendrada como ocorre aqui) apresentam desempenhos piores.
Destaque(azul) – 1. Introdução > Página 47 · Posição 633
Os irmãos Koch, as companhias de petróleo e carvão e outros interesses conseguiram persuadir muitos americanos a se tornarem céticos climáticos, assim como, há cinquenta anos, os primeiros fabricantes de cigarro persuadiram muitos americanos a se tornarem céticos em relação aos malefícios do fumo. As companhias de carvão não gostam de evidências relacionadas ao papel dos gases de efeito estufa nas mudanças climáticas, assim como os fabricantes de cigarro não gostavam das evidências de que fumar causa câncer, além de doenças respiratórias e coronárias. 38 No caso dos cigarros, centenas de milhares de pessoas morreram precocemente como resultado.
Destaque(azul) – 1. Introdução > Página 48 · Posição 643
A melhor explicação para isso é a fornecida no parágrafo anterior: aqueles que ganham dinheiro de maneiras questionadas pela ciência—produzindo cigarros, produtos químicos ou carvão—têm motivos para lançar dúvidas sobre qualquer empreitada científica.
Destaque(azul) – 1. Introdução > Página 50 · Posição 677
Como a globalização deixou muitos para trás e as reformas de Reagan levaram mais pessoas à pobreza e à estagnação de renda, o truque foi deixar de reunir dados sobre a pobreza e parar de falar sobre a desigualdade.
Destaque(azul) – 1. Introdução > Página 51 · Posição 691
Os Estados Unidos gastam mais com saúde per capita que qualquer outro país do mundo e, mesmo assim, a expectativa de vida, já mais baixa que em outros países desenvolvidos, está declinando; nossa economia é marcada simultaneamente por casas vazias e pessoas sem ter onde morar.
Destaque(azul) – 1. Introdução > Página 52 · Posição 706
Para que os mercados funcionem bem, várias condições precisam ser satisfeitas: há necessidade de robusta competição, a informação precisa ser perfeita e as ações de um indivíduo ou empresa não podem impor dano a outros (não pode, por exemplo, haver poluição).
Destaque(azul) – 1. Introdução > Página 52 · Posição 711
De modo ainda mais importante para uma dinâmica economia de inovação, o setor privado, por iniciativa própria, gasta muito pouco em pesquisa básica. O mesmo é verdade para outras áreas de investimento que geram amplos benefícios públicos (infraestrutura e educação, por exemplo).
Destaque(azul) – 1. Introdução > Página 52 · Posição 713
Os benefícios gerados pelo investimento governamental nesses objetivos excedem em muito os custos. Esse investimento precisa ser financiado e isso, é claro, exige impostos. 42 (Como não é de surpreender, o setor privado apregoa aos quatro ventos aquilo que faz: suas pesquisas aplicadas são importantes, mas repousam sobre fundações de pesquisa básica financiada pelo governo.)