Por Washington Luiz de Araújo, jornalista
Hoje, Chico Buarque completa 74 anos. Chico sempre esteve do lado do bom combate. Sempre foi pra cima do autoritarismo, do reacionarismo, com muita poesia. Parafraseando-o, nunca falou grosso com os humildes, pelo contrário, e nem fino com a tal da classe dominante. Sem falar no lirismo que sempre permeou suas músicas.
Aqui, foto que fizemos de dois craques, nem tanto com a bola no pé, embora se esforcem, mas na luta por um mundo melhor. A foto foi feita por nós na inauguração do Campo do MST que leva o nome de outro cracaço, Sócrates.
Um craque está numa concentração forçada e ilegal neste momento, mas a torcida brasileira sempre vai, certamente, levá-lo para comandar o Brasil em breve; o outro está jogando e tomando sua cervejinha em outra dimensão e o outro fora de série comemora hoje seus 74 anos com a consciência tranquila dos justos.
Estamos em meio a uma Copa do Mundo e sabemos o quanto estes dois adoram o futebol. Então, dedico esta foto àqueles que entram em campo todos os dias contra a intolerância, contra o chute na canela do povo e a favor de um golaço por dias melhores.
Grande Chico. Vida longa, Feliz aniversário.
Aqui, Chico e O Futebol