Paredes em branco, povo calado

Compartilhe:

Por José Carlos Asbeg, jornalista e cineasta

Já vi várias definições de política. Algumas bem bacanas. Gosto particularmente de uma que ouvi da poeta Ana Terra: “sem política a gente não toma nem o café da manhã”. Política é como o ar que respiramos. Sem ele não vivemos. Sem a política não organizamos as sociedades.




Uma escola tem sua política educacional. Uma empresa tem sua política industrial. O sapateiro tem, o clube de futebol tem. Um jornal tem. Até os políticos têm. Todos têm.

Já ouvi também que política é o debate de ideias, é a formulação de princípios. Eu gostaria de pensar que é um grande estímulo à formação da consciência social de uma comunidade. No final das contas, a participação política de cada um define o grau de cidadania de uma sociedade.

Em Lisboa, há algum tempo, um grafite dizia: “paredes em branco, povo calado”. Um povo que não se manifesta é um povo dominado, que deixa que outros pensem por ele, se omite. Depois vive choramingando e reclamando da vida pelos cantos.

Mais do que a riqueza material, eu acho que uma sociedade próspera é aquela onde há cidadãos e cidadãs que saibam questionar, opinar, divergir e que ao cabo encontrem um ponto de concordância que consideram equilibrado para a boa convivência.

 É assim que funciona a democracia. É assim que está na Constituição do Brasil.

Períodos eleitorais são chamados de ‘festa da democracia’. Eu preferiria que fossem a festa da cidadania. Onde cada homem e cada mulher fossem às urnas com a mais profunda convicção de seu voto. Escolha fundada no esclarecimento amplo e franco das ideias apresentadas e não na retórica vazia de acusações e intrigas.

Eu sei que vão dizer que sou um lunático, que nada disso se aplica ao mundo real, que o Brasil não está preparado e outros gracejos que dispenso. Mas se sem política não seguramos nem a xícara do cafezinho, sem sonho nem saímos da cama.

No dia 5 de outubro vou votar em Dilma, cheio de sonhos e de política.

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Compartilhe:

Posts Populares
Categorias