Por João Lopes, postado em 13 de julho no Facebook
Criam-se dias pra tudo e eu nunca cultuo essas datas , mas às vezes me rendo . Já que criaram o dia do Rock ( Que é hoje ) , então vai aqui um que pra mim é o máximo que já foi feito !!
Esta é uma das músicas que eles tocaram num show extra que foi encomendado pra o Royal Albert Hall pra ser filmado e ficar pra História .
Eles se reuniram depois do grupo já dissolvido apenas pra este concerto em 26/11/68.
O super grupo , como era conhecido , durou apenas dois anos e meio .
Era difícil administrar egos tão inflados , o Clapton que já tinha sido chamado de Deus , mesmo assim , era ainda muito novo pra segurar essa onda . Costumo dizer que não são os opostos que se atraem , são os afins , mas às vezes nem mesmo os afins , como foi o caso aqui .
As divergências pessoais do Jack Bruce com o Ginger Baker já vinham desde os tempos do Graham Bond Organisation ( Início dos anos 60 ) e terminou apenas um ano e meio atrás com a morte do Jack Bruce , se amavam como músicos , mas nunca se suportaram como pessoas , uma pena .
Um dos três maiores rocks de todos os tempos !!
Não houve nada igual em se tratando de interpretação num rock nesse nível !!!
As bandas sempre tinham o seu band leader e os seus sidemans ou a cozinha ( baixo e bateria ) ,aqui não tinha cozinha , a cozinha aqui era uma verdadeira sala de estar , aqui todos eram leaders .
Nunca se viu improviso no rock como neste power trio , um super grupo como chamavam o CREAM . Apenas no jazz se verifica coisa semelhante e era a escola deles , tanto que foram tocar jazz depois disto aqui .
Eles além de comporem , eles pegavam blues e rock dos seus ídolos do passado e saiam criando em cima daquele tema e a arte final dá pra ver e ouvir neste vídeo .
Disto aqui nasceram as influências pra o progressivo , disto aqui nasceram influências pra o hard rock , pra o jazz fusion e pra o jazz rock.
Ninguém menos que o Miles Davis ficava encantado quando ia vê-los tocar , tanto que o seu baterista ( O melhor de todos segundo o próprio Miles, Tony Williams ) convidou o Baixista aqui , Jack Bruce , pra formarem em seguida ( 1969) o Lifetime, junto com o John Mclaughlin e outros monstros .
Peço licença aos ouvidos mais aveludados , mas aumenta que isso aí é Rock’n roll !!.