EDITORIAL BEMBLOGADO –
Um dia escrevi na fanpage de O Cafezinho um texto de ficção, onde falava que estava sendo criado o Bom Senso na (ex) revista Veja. Foi muito falado o Bom Senso no Futebol, grupo criado por grandes figuras do esporte apoiando melhores condições para atletas e torcedores. Pois bem, aqui estendemos a proposta para a criação de um Bom Senso para as redações da chamada velha mídia.
Antes da criação deste movimento, já temos fatos a comemorar: como o pedido de demissão do jornalista Xico Sá à Folha de S. Paulo, por ver um artigo seu censurado pelo simples fato de, nele, declarar voto a Dilma.
Em Minas também houve revolta contra o jornal dos Diários Associados (a Aécio) Estado de Minas, que emitiu nota convocatória na Intranet para que seus funcionários participassem de ato pela candidatura do ex-governador daquele Estado. Jornalistas e o sindicato da categoria escreveram notas repudiando o autoritarismo do jornal.
Portanto, que os profissionais dignos de redação se rebelem e não aceitem participar de reportagens com teor desequilibrado, manchetes armadilhas que dizem o que o texto não diz, montagens de fotos em capas e nas páginas internas, invenção de off e outras questões que levam o jornalismo ao descrédito.