Por Conceição Lemes, publicado em Vioundo –
Nessa terça-feira, 29/01, a juíza Carolina Lebbos, da 12.a Vara Federal do Paraná, mais uma vez foi a algoz do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva.
Encarregada da execução penal, ela descumpriu a lei e vetou a ida dele ao enterro do irmão mais velho, Genival Inácio da Silva, o Vavá.
Diante disso, o que te viria à cabeça se recebesse o link de um perfil da juíza Carolina Lebbos no Facebook com o post abaixo (https://www.facebook.com/Juiza-Carolina-lebbos-374556280021677/)?
E se recebesse também o link (https://www.facebook.com/301122457186567/posts/317915778840568/) de um outro perfil no nome de Carolina Lebbos, identificado como blog pessoal?
Realmente, virou ”moda” entre alguns juízes, procuradores e promotores a manifestação em redes sociais sobre casos em julgamento.
Às vezes avançam tanto o sinal que é difícil acreditar que essas postagens estejam sendo realmente publicadas em perfil atribuído a um magistrado. Mas estão.
Portanto, tudo é possível.
E como o Viomundo se baseia em fatos e não em convicções, fomos checar.
Perguntamos à juíza, via assessoria de imprensa da Justiça Federal do Paraná:
1) Esses dois perfis no nome da juíza são dela mesmo?
2) Se não, por que até agora juíza não pediu para retirá-los do ar?
Pois bem, esses dois perfis não são da juíza Lebbos.
Embora eles já existam há quase dois meses, ela só tomou conhecimento deles na tarde desta quarta-feira, segundo a assessoria de imprensa da Justiça Federal do Paraná.
A assessoria de imprensa nos informou ainda que a juíza irá tomar medidas necessárias para tirá-los do ar.
”Infelizmente, essa prática já é recorrente”, afirma a advogada Tânia Mandarino, do Coletivo Advogadas e Advogados pela Democracia (CAAD).
Por exemplo, no Instagram, há o perfil #sergiomorooficial que faz postagens sobre o ex-presidente Lula e o PT que um juiz nunca poderia fazer.
”Durante todo o período em que Moro foi juiz de Lula, o perfil foi mantido, ele nunca pediu para tirar do ar”, atenta Mandarino.
”Será que não sabia? Duvido”, diz.
A propósito, o perfil #sergiomorooficial continua ativíssimo no Instagram.
Enquanto ataca Lula, o PT, Jean Wyllys, a esquerda e até a Globo, passa o pano para o agora ministro Sérgio Moro e esposa, Bolsonaro, general Mourão, entre muitos.
Considerando que o perfil #sergiomorooficial existe há mais de um ano, por que até agora Moro não mandou tirá-lo do ar?