Pesquisa com credibilidade afetada

Compartilhe:

Por Carlos Eduardo Alves, no Facebook

1 – A pesquisa divulgada finalmente hoje, depois de tanta polêmica, tem sua credibilidade afetada, por mais que o Ibope forme com o DataFolha a dupla de institutos confiáveis no Brasil, ,Não há como, porém, cravar cegamente o acerto do levantamento depois de tudo que o cercou. Mas façamos a análise em cima do que foi revelado.




2 – Pela evolução das pesquisas, era de se supor que Lula hoje estivesse embicando para vencer no primeiro turno. Lula, porém, não será candidato. A grita dos petistas é compreensível diante do absurdo da exclusão, NA ELEIÇÃO e não na pesquisa, do único líder popular do país. Mas passou da hora de trabalhar com o que é possível, ou seja, a candidatura de Haddad como representante do lulismo.

3 – Normalmente, o prazo para se medir eventuais mudanças fruto do horário gratuito é entre 7 a 10 dias, o que não ocorreu ainda. A pesquisa do DataFolha, que será feita segunda-feira próxima, dará uma tendência já mais clara.

4 – No Ibope, o que mais chama a atenção é a diminuição em 10 pontos percentuais (de 38% para 28%) no número de brancos/nulos e indecisivos da pesquisa anterior para a de agora. É um dado expressivo.

5 – Bolsonaro: uma boa e uma má notícia: a confirmação da solidez em torno de 20% a 22%, o que tende a assegurar presença no segundo turno. Mas a rejeição alta já se revela como um possível matadouro no segundo turno.

6 – Marina: a estagnação na pesquisa talvez seja o prenúncio da provável queda. Sem TV e partido, será difícil se segurar. Candidato presidencial algum vive de rede social.

7 – Ciro: ganhou 3 pontos, talvez beneficiado pelo prolongamento da novela petista. Seu desafio será crescer, ou mesmo segurar os pontinhos que herda do lulismo depois que Haddad for oficializado. De qualquer maneira, como o esperado, é mais competitivo que Marina.

8 – Haddad: pode estar iniciando a subida, mas a demora do PT começa a cobrar o preço. A ausência da cobertura diária de mídia, entrevistas e debates está prejudicando a arrancada. Quanto maior for a demora, mais complicada será a transferência de votos de Lula Em Política, espaço vazio é um convite à ocupação. Mesmo assim, continua sendo o candidato com maior possibilidade de chegar ao segundo turno. Se houver juízo nos petistas.

9 – Alckmin: Ganhou uma dupla de pontinhos, muito pouco para quem tem tanto tempo de TV. Para piorar, uma parte da direita financeira parece flertar com o fascista Bolsonaro. O marketeiro terá que se transformar em mágico. Tem uma semana para decidir o que quer da vida.

10- Álvaro Dias, Boulos e outros tendem a sangrar no dia da votação. O mesmo vai ocorrer com a votação de hoje de PSTU e PPL. Amoedo pode “roubar” de Alckmin alguma coisa que tiraria o ex-governador paulista da jogada.

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Tags

Compartilhe:

Posts Populares
Categorias