Pesquisa comprova que os homens ainda se recusam a compartilhar tarefas domésticas

Compartilhe:

Publicado em Socialista Morena – 

O número de horas que os homens dedicam aos trabalhos domésticos diminui quando eles se casam, enquanto o das mulheres aumenta: elas trabalham mais que o dobro do que eles em casa

Uma pesquisa coordenada pelo Núcleo de Estudos sobre Desigualdades e Relações de Gênero (Nuderg) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) concluiu que, em pleno século 21, os homens continuam a se recusar a dividir as tarefas domésticas com as mulheres. Pior ainda: o número de horas que os homens dedicam aos trabalhos domésticos diminui quando eles se casam, enquanto o das mulheres aumenta. Ou seja, a impressão de que os homens se encostam nas mulheres quando vão morar sob o mesmo teto não é só impressão.

Segundo a pesquisa, quando são solteiros, os homens dedicam quase 13 horas semanais aos cuidados domésticos. Depois que casam, passam a dedicar 12 horas, enquanto as mulheres, que trabalhavam 19 horas em casa quando solteiras, passam a dedicar mais de 29 horas por semana às tarefas domésticas após o casamento. As tarefas em que os homens mais contribuem são pequenos consertos na casa (72,3%), lavar a louça (20,5%) e comprar comida (17,4%). Já as mulheres são as principais responsáveis por lavar e passar roupa (82,6%), cozinhar (81,2%) e limpar a casa (76,2%).

O resultado mostra um avanço mínimo em relação a 2003, quando a pesquisa foi feita pela primeira vez. Naquele ano, as mulheres casadas dedicavam 36 horas semanais aos trabalhos domésticos, enquanto os homens dedicavam pouco mais de 11 horas, quase exatamente como hoje. Em 14 anos, o tempo que os homens casados dedicam às tarefas domésticas aumentou em UMA hora. Ao todo responderam ao questionário 1575 pessoas em todo o Brasil.

A pesquisa aponta ainda que 90,8% dos homens e 92,2% das mulheres dizem ser felizes, mas que há uma diferença entre o índice dos homens casados que se dizem felizes em comparação com as mulheres. “Não é entre as casadas que as mulheres são mais felizes, é entre aquelas que dizem trabalhar 40 horas. As mulheres percebem a vida conjugal como uma vida com mais conflitos do que os homens percebem, por causa desse conjunto de elementos”, diz Clara Araújo, coordenadora do Núcleo.

E pensar que, se a “reforma” da Previdência de Temer passar, as mulheres ainda vão ter que se aposentar com a mesma idade que os homens…

Com informações da Agência Brasil

 

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Categorias