A Polícia Militar (PM) do governo de Tarcísio de Freitas reprimiu, neste domingo (15), uma manifestação contra as queimadas no Estado de São Paulo. O protesto ocorreu em frente ao Museu de Arte de São Paulo (MASP), na Avenida Paulista, um dos locais mais movimentados da cidade.
Por Guilherme Arandas, compartilhado de DCM
A manifestação, organizada por ativistas ambientais e lideranças indígenas, foi convocada com o objetivo de chamar a atenção para os incêndios florestais que têm devastado várias regiões do estado.
Thiago Karai Jekupe, um dos principais líderes da Aldeia do Jaraguá, em São Paulo, foi o responsável por mobilizar manifestantes por meio das redes sociais, alertando sobre os riscos ambientais das queimadas e a falta de ações efetivas do governo estadual para combatê-las.
Durante o protesto, a Polícia Militar foi acionada para conter os manifestantes, que bloquearam trechos da Avenida Paulista. Em vídeos divulgados por Thiago Jekupe em suas redes sociais, é possível ver a ação da polícia, que utilizou força para oprimir os manifestantes.
Após a repressão, Thiago Karai Jekupe postou um vídeo em suas redes sociais denunciando a violência policial contra os manifestantes. No vídeo, ele critica a ação da PM e afirma que o direito à manifestação foi cerceado de forma injusta.