Polícia de Cláudio Castro promove chacina no Complexo do Alemão

Compartilhe:

Mais de 20 pessoas podem ter sido mortas por integrantes do Batalhão de Operações Especiais (Bope), da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil e da Polícia Rodoviária Federal, nesta quinta-feira (21/7) em mais uma chacina, desta vez, no Complexo do Alemão. A estimativa foi feita pela Ouvidoria da Defensoria Pública do Rio de Janeiro e publicada em matéria do site UOL. A operação teve início às 5 horas.

Por Olyntho Contente*, compartilhado de Bancarios Rio




Polícia de Cláudio Castro promove chacina no Complexo do Alemão

Imprensa SeebRio

Guilherme Pimentel, ouvidor da Defensoria Pública, afirma que levantou o número junto ao diretor da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Alemão — onde chegaram 15 corpos — e da equipe de assistência social do Hospital Estadual Getúlio Vargas — onde chegaram 5 corpos, incluindo de um policial militar. Ao longo da tarde desta quinta-feira, moradores levaram corpos às unidades de saúde.

A investida da polícia do governador Cláudio Castro, como outras em Manguinhos e Vila Cruzeiro, afrontam liminar do Supremo Tribunal Federal (STF) que proíbe a realização de operações policiais. Imagens que circularam nas redes sociais mostram corpos cobertos de sangue pelas ruas, alguns sendo colocados em viaturas.

Nos vídeos aparecem pessoas gritando aterrorizadas e o som de muitos tiros. Outras imagens mostram homens da Polícia Rodoviária Federal fortemente armados pouco antes de invadir a comunidade.

Um morador filmou três caveirões (veículos blindados usados pelas polícias do Rio de Janeiro) subindo em um dos acessos da localidade, no fim da madrugada, e testemunhas afirmam que os policiais já entraram atirando. Em outro vídeo uma moradora se desespera, pois fica em um beco sem conseguir sair, com seu irmão e seu filho. Nas imagens, ela relata que “os PMS passaram atirando”

De acordo com a PM, a operação contou com a participação de cerca de 400 policiais, quatro aeronaves e 10 veículos blindados. Até o meio da tarde, o resultado da mobilização no Complexo do Alemão foi a apreensão de dois fuzis, duas pistolas e uma metralhadora.

Terror, violência e vingança

“Há relatos de muita violência”, diz a procuradora da comissão de Direitos Humanos da OAB-RJ, Mariana Rodrigues. “De pessoas presas em casa, pessoas feridas que não conseguem atendimento médico, crianças com tiros de raspão que o disparo atravessou a parede das casas. A gente tem muitos relatos aqui, mas a gente não consegue entrar na comunidade por conta da instabilidade do território.”

O Fórum Popular de Segurança Pública (Fpopseg) oficiou o Ministério Público do Rio de Janeiro relatando as violações, solicitando informações e exigindo o controle das polícias. Em documento, denuncia que desde as 5 da manhã desta quinta-feira (21/7), Core, Bope e PRF vem produzindo mais uma operação de terror no Complexo do Alemão. O Fospeg é uma articulação de movimentos sociais de favelas, movimentos de familiares de vítimas de violência de Estado, organizações da sociedade civil e universidades.

“Moradores e moradoras relatam uso da Tróia (quando policiais ficam de tocaia preparados para emboscar supostos criminosos), utilização de mandatos coletivos e outras violações. E após a morte de um policial na operação, sabemos que está em curso uma operação vingança”, afirma documento do Fórum.

A entidade critica o Ministério Público do Estado que segue não realizando o seu papel constitucional de controle externo das polícias. Acrescenta que o governador do estado Cláudio Castro continua descumprindo a liminar do STF que determinou a suspensão das operações policiais.

*Com informações do Fórum Popular de Segurança Pública (Fpopseg) e dos sites UOL, Voz da Comunidade e Ponte.

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Compartilhe:

Categorias