Popularidade de Lula: desespero desnecessário

Compartilhe:

Por Carlos Eduardo Alves, jornalista, Bem Blogado

Há, até em setores lúcidos e responsáveis dos progressistas, um certo desespero pela queda de popularidade de Lula e, por consequência, do governo federal. Por partes: é bobagem primária questionar as pesquisas. São as mesmas que em 2022 apontavam vitória de Lula. Brigar contra a realidade é coisa da extrema-direita. Mais importante, não há nada que não possa ser revertido e Lula continua sendo o favorito se decidir concorrer para mais um mandato.




Qual a razão para a corrosão da popularidade do governo? É a pergunta do milhão. O Brasil cresce sempre em taxas “surpreendentes” para os urubus do mercado, o desemprego é muito abaixo das médias históricas e recentes, não há risco algum de espiral inflacionária, as instituições convivem democraticamente diante da selvageria provocada pela gestão fascista etc. E, nesse quadro que em anos anteriores garantia ampla aceitação do eleitorado, a situação não é tranquila.

Muitos têm apontado a inflação dos alimentos como o motor da onda de insatisfação. Pode ser em parte, pode ser. Mas seguramente não é o único fator. Há um aparente desejo de “quero mais” na população.

As conquistas sociais proporcionadas pelos governos anteriores do PT parece que já não são suficientes para boa parte dos brasileiros. Injusto? Sim, mas Política nem sempre é sinônimo de gratidão.

É o caso que testemunhamos na disputa presidencial de 2022, quando muitos dos que entraram e se formaram em Universidades graças às políticas inclusivas do PT preferiram votar no candidato que nem esconde que tem horror aos pobres. Vá entender…

Parece evidente que Lula, sempre seguindo a preliminar que ele vai concorrer em 2026, enfrentará uma disputa difícil. Basta olhar a conjuntura internacional. Há um avanço (paradoxalmente, um retrocesso) da extrema-direita no mundo, a começar nos Estados Unidos e, quem diria, nas sólidas Democracias da Europa.

É no outro espectro político que boa parte do que costumamos chamar de classe trabalhadora está depositando sua revolta contra o “sistema”. Aqui mesmo ao lado, Milei mantém um apoio sólido apesar da chacina social que impõe aos pobres da Argentina.

Poucos anos antes, seria inimaginável que os argentinos tolerassem sequer duas semanas de tamanho arrocho sem que as ruas explodissem.

Então por que acreditar nas possibilidades eleitorais de Lula na próxima corrida presidencial? Primeiro, o homem não é bobo e há tempo suficiente para reverter a curva na aprovação popular. Governo é governo e tem instrumentos e caneta na mão. Como exemplo recentíssimo na História do Brasil, em 2022 o genocida que tentava a reeleição inundou o País com dinheiro distribuído farta e irresponsavelmente e, assim, apesar do desastre representado por seus quatro anos no Poder, obteve quase metade dos votos.

É lógico que Lula nunca será irresponsável, mas governo é governo. Só perde reeleição, no Brasil, quem é muito incompetente. E Lula em campanha, nunca nos esqueçamos, é um fenômeno.

Pena que Lula vai encarar 2026 diante de uma apatia grande de seus correligionários. Parece existir hoje no campo progressista a prevalência do horror ao bolsonarismo no lugar de defender um governo nosso.

Como justificar o silêncio “ensurdecedor” do campo popular na hora de defender as medidas de mais justiça tributária propostas pelo governo?

Como deixar a direita divulgar impunemente a mentira de “ninguém aguenta mais pagar tantos impostos” sobre a tentativa de taxar minimamente 140 mi milionários que hoje arcam com o mesmo percentual de imposto que um trabalhador de escola pública?

É difícil deixar a batalha apenas com o governo, sempre cercado pelos grandes meios de comunicação na hora em que os interesses dos barões são arranhados, apenas arranhados.

Portanto, nada de desespero. Há tempo e a lógica política indica que Lula é o favorito para 2026. Não cabe nem o “ainda” na frase anterior. É favorito e pronto. Isso se o candidato for Lula. Se não for…

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Tags

Compartilhe:

Categorias