Por Washington Luiz de Araújo, jornalista
Lula está preso há mais de um ano, proibido de ser entrevistado. Há pior atentado contra a liberdade de expressão do que este no momento no Brasil?
Fala-se muito na censura à Revista Crusoé por parte do STF – Supremo Tribunal Federal. Medida execrável, sem dúvida. No entanto, não se vê a Globo e outras empresas de comunicação cobrarem o direito de entrevistarem Lula.
Todos caladinhos, mesmo a Folha que tentou algo na época das eleições e hoje nada fala sobre a censura em que vivemos e vitima Lula.
Um dia a casa cai. O autoritarismo muitas vezes atira para um lado e acerta vários. Justamente o STF que deveria salvaguardar a Constituição, ao se ver prejudicado por vazamento que arranha a imagem de seu presidente, José Dias Toffoli, é acusado agora de atentar contra a liberdade de expressão.
A ironia é que STF, hoje censor, acusado de ferir a liberdade de expressão, é o mesmo que cruzou os abraços à respeito do golpe à presidenta Dilma Rousseff, à proibição de que Lula tomasse posse, legitimamente, como ministro da Casa Civil
É o mesmo STF, com a grande maioria dos integrantes atuais, que se omitiu em relação à prisão de Lula, aos grampos e consequentes vazamento das falas de Lula, Dilma e advogados por parte do hoje ministro da Justiça, Sérgio Moro. Também lavou as mãos a respeito dos inúmeros vazamentos contra autoridades dos governos Lula e Dilma, dirigentes e parlamentares do Partido dos Trabalhadores e de outras agremiações partidárias de esquerda.
Numa época em que a Operação Lava Jato criou uma cortina de fumaça para que os fins justificassem os meios, entes do judiciário e da mídia fecharam os olhos e, com isso, chegamos ao ponto de termos um governo autoritário, de extrema direita, a atentar diariamente contra o Estado de Direito.
Que o STF recupere um pouco de sua imagem julgando, por exemplo, a questão das prisões em segunda instância, reparando, desta forma, a injustiça se vem cometendo com a prisão do ex-presidente Luiz Lula da Silva. E aqueles, que tanto falam da liberdade de expressão, que lutem para que Lula possa dar entrevista ainda preso.
Tempos difíceis, confusos e lamentáveis.