Por que é justo protestar contra o ataque às aposentadorias

Compartilhe:

Do Renato Janine Ribeiro, via jornalista  Reiko Miura, no Facebook – 

Duzentos anos de era das máquinas e trinta da informática e de alta pesquisa científica multiplicaram a produtividade em escala inédita. Isso quer dizer que uma pessoa pode produzir o que antes dez, trinta, talvez cem faziam, dependendo da área. Nunca foi possível produzir tanta riqueza.




Por isso, durante muito tempo se pleiteou a redução das horas de trabalho – que foram caindo, até bater em oito horas diárias (com sábado livre em parte dos empregos). Mas desde a década de 1980 se diz que temos que trabalhar mais anos por causa da esperança de vida maior.

Calcular o tempo de trabalho socialmente necessário em anos ou horas é apenas usar um metro ou outro, dá na mesma. Continua valendo: podemos trabalhar menos e produzir mais, na maior parte das profissões.
O que significa que essa riqueza aumentada pode custear pensões e aposentadorias da sociedade em geral. Não preciso trabalhar quarenta anos para que isso pague dez anos que ainda terei a viver depois. A conta esconde os aumentos de produtividade.

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Compartilhe:

Categorias