Por um triz – crônicas do Construir Resistências são compiladas em livro

Compartilhe:

Uma das primeiras colaboradoras do portal Construir Resistência, a professora e assistente social aposentada da #UFES, Beatriz Herkenhoff, publicou exatamente 48 crônicas e resenhas desde que o site foi lançado, em março de 2021. Na página Ciência no Front, sempre às sextas-feiras, ela dialoga com os leitores sobre os desafios da #pandemia da #Covid-19 e as oportunidades advindas para a evolução interior, sob a sua ótica particular. Na página Além Muros indica e reflete sobre filmes que nos ajudaram a enfrentar o #isolamento social. O sucesso foi tanto que foi publicada a versão impressa: Por um Triz – Cronicas sobre a Vida em tempos de pandemia.

Por Adriana do Amaral, compartilhado de Construir Resistência




O livro reúne as 18 primeiras crônicas escritas. Cada uma dela foi foi ilustrada pela arquiteta Heloisa Herkenhoff, irmã de Beatriz, produzidas ao longo da pandemia e selecionadas a partir de um diálogo interestadual, Espírito Santo e São Paulo, onde moram as autoras. Também por isso, o lançamento aconteceu nas cidades de São Paulo e Vitória, além de um encontro virtual.

Ao longo de 150 páginas, a densidade das reflexões de Beatriz dialogam com a leveza das aquarelas, transformando a edição numa obra de arte. Às vésperas da finalização da edição, não foi por acaso que a artista plástica teve uma de suas aquarelas premiadas com o primeiro lugar no concurso de arte  #PremioPintar, da Argentina.

Beatriz e Heloisa mantiveram o #distanciamento social durante esses anos pandêmicos. Os escritos e as aquarelas desvelam um pouco do universo particular de ambas e também do que a maioria de nós viveu nesse período.

Editado pelo professor-doutor em comunicação, o jornalista Roberto Joaquim de Oliveira, é uma obra autoral. Um livro para ser lido vagarosamente, ser folheado e admirado, digerido aos poucos, refletido e compartilhado. Um relato dos tempos atuais, materializado nas aquarelas. Um livro inspirador.

O lançamento oficial aconteceu na segunda-feira (13), em Vitória, no dia do aniversário de Beatriz. Em São Paulo, ele aconteceu ao longo do mês de dezembro, numa mostra de arte onde as aquarelas puderam ser admiradas de perto. Virtualmente, o encontro aconteceu no início de dezembro, durante uma live.

A primeira crônica, Na energia vital rumamos o descohecido – da noite para o dia perdemos a força motriz da nossa noção, traz o retrato da sociedade atual. A ilustração nos remete a um momento comum a todxs nós: um homem prostrado no sofá. A capa, pintada a partir de uma fotografia registrada pela janela do apartamento do filho/sobrinho das autoras, de Salvador, ao universo particular de cada um de nós. Afinal, vimos o tempo passar pela janela, não é mesmo? Isso, quem tem janela para olhar.

No livro, a questão das pessoas sem teto em tempos de #FiqueemCasa não foi esquecido. Também, a importância da rede de solidariedade no combate à fome, que se atinge o brasileiro, hoje.

Por um Triz – Cronicas sobre a vida em tempos de pandemia  traz o selo Construir Resistência, mostrando que a palavra escrita e divulgada ganha novas formas e rumos. A proposta dialógica do portal.

Celebramos as autoras!

Imagem: Reprodução

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Categorias