De acordo com o Índice Anual Global de Aposentadoria da International Living, Portugal foi reconhecido como o melhor lugar do mundo para os aposentados viverem em 2023.
Por Vanessa Bueno, compartilhado de ODSF
Portugal obteve uma pontuação média de 87,43 no índice que leva em conta habitação, custo de vida, vistos/benefícios, índice de afinidade, desenvolvimento/governança, clima e saúde.
Portugal manteve-se à frente do México, que permaneceu em segundo lugar e do Panamá, que ficou em terceiro. A Espanha ficou na sexta posição, seguida pela Grécia, França e Itália.
Algumas das áreas que levaram Portugal à pontuação mais alta foram: saúde (92), desenvolvimento/governação (94) e vistos/benefícios (90).
A área em que Portugal obteve pontuação mais baixa foi em habitação (74).
A gentileza dos portugueses e o seu alto nível no domínio da língua inglesa, sobretudo o que diz respeito às gerações mais novas, também foram fundamentais nos rankings.
O relatório também destaca a segurança de Portugal, indicador pelo qual o país ocupa o 6º lugar no Global Peace Index.
Também detalha os cuidados de saúde de alta qualidade (tanto públicos como privados), água potável de fácil acesso, eletricidade confiável, internet de alta velocidade, e estradas fáceis de navegar
Além disso, Portugal agora tem e uma grande comunidade de expatriados/migrantes de mais de 500.000 pessoas, quem têm promovido o país além-fronteiras, com particular destaque para os EUA.
O Índice Anual Global de Aposentadoria compila informações de uma rede de editores, correspondentes e colaboradores de todo o mundo.
Fonte: TPN / AICEP