Precisamos falar sobre maternidade compulsória

Compartilhe:

Por Maiara Muraro, Emes de Mulher, Bem Blogado – 

O quão grande é seu desejo em ser mãe, o quão influenciado ele é por uma projeção externa de socialização e necessidade de adequar-se?

Maiara Muraro colaboradora do Bem Blogado
Maiara Muraro colaboradora do Bem Blogado

A maternidade compulsória traz a ideia de que toda mulher só será feliz ou completa com um filho. Mas e se simplesmente ela não quiser ter?




Se o desejo de vida for viajar o mundo; dedicar ao trabalho, as causas próprias, se relacionar com outras pessoas e ver a vida da sua forma mais pessoal? Nós aceitamos essa mulher da mesma forma?

Ela será julgada? Será malvista e cobrada? Será taxada de egoísta ou imatura? Falarão que não gosta de crianças?

Ou será, que ela ouvirá que está perdendo o melhor da vida, que viverá a solidão e que lá na frente, quando mais velha, se arrependerá da escolha.

A sociedade atrela , desde sempre,  o papel de cuidadora e reprodutora à mulher. Quando a menina nasce um dos seus principais brinquedos é uma boneca, quando passa a cuidar como se fosse sua “filhinha”.

Essa mesma menina cresce e vê que a princesa é feliz quando se casa com o príncipe. Em desenhos e novelas, o final feliz é vinculado ao casamento e posterior gestação.

E, por tudo isso, a maternidade compulsória dita a culpabilidade às mulheres que optam por não serem mães.

Ora, se os homens nascem feitos e completos, porque uma mulher tem de se tornar mãe para alcançar o mesmo?

Eu não tenho nada contra a maternidade. Eu amo e admiro ela, inclusive. Mas eu só queria que vocês parassem de culpar a mulher que não quer fazer parte disso. Ela tem o direito de não ser mãe. Ela tem o direito de escolher ser quem ela quiser e não é você – nem homem e nem mulher – que deve ditar a ela o que ela tem que ser.

Porque em nossa sociedade mulheres não escolhem ser mães, isso lhe é imposto. O que é de fato facultativo por aqui, é a paternidade.

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Categorias