Por Plinio Teodoro – Revista Forum
Eleições 2024 – Luiz Teixeira da Silva Junior tem um passado obscuro como o de Marçal. E assim como o coach foi condenado à prisão, além de ser preso por usar a empregada e o motorista como laranjas em um megaesquema de corrupção, que desviou R$ 20 milhões de hospitais em SP
Dono da Clínica Mais Consultas, que forjou o laudo publicado por Pablo Marçal (PRTB) para embasar a mentira contra Guilherme Boulos (PSOL) sobre uso de cocaína, Luiz Teixeira da Silva Junior tem uma extensa ficha criminal e uma passado obscuro tanto quanto o do amigo coach, que tumultua a eleição à prefeitura de São Paulo.
Condenado a dois anos e quatro meses de prisão por falsificar um diploma de graduação em medicina e ata de colação de grau “com o intuito de obter registro profissional” no Rio Grande do Sul, Silva Junior e a esposa, Liliane Bernardo Rios da Silva, foram presos em abril de 2019 na operação Pégaso, da Polícia Civil de São Paulo, que investigava um esquema interestadual de corrupção na saúde pública.
Silva Junior e a esposa foram presos em um apart hotel de luxo em São José dos Campos acusados de desviar mais de R$ 20 milhões da saúde pública em Cajamar, São Roque, Barueri e Campo Limpo, todas no interior de São Paulo.
Segundo a investigação, o casal operava um esquema por meio de uma ONG, a Federação Nacional das Entidades Sociais e Comunitárias (Fenaesc) que roubava dinheiro de hospitais usava como laranjas a empregada doméstica e o motorista da família para ocultar os crimes.
Para lavar o dinheiro, o casal de amigos de Marçal comprou o Plano de Saúde Medical Rio, que emitia notas fiscais falsas em benefício da empresa de fachada Pratice Administradora de Cartões LTDA, sediada em Mairiporã, no endereço da associação comercial da cidade. Dessa forma, Silva Júnior recebia o dinheiro limpa nas mãos.
Passado obscuro
Em seu site oficial, Luiz Teixeira da Silva Junior montou sua história em formato de storytelling – uma técnica usada para criar conexão emocional com o leitor, sem o compromisso de que as informações sejam ou não verdadeiras.
Apesar de ter sido condenado por apresentar um diploma falso de medicina pelo Centro Universitário Serra dos Órgaos (Unifeso), de Teresópolis (RJ), que informou que o criminoso nunca havia estudado na instituição, Silva Junior, que aparece com jaleco do Hospital Albert Einstein em seu site oficial, diz que cursou medicina na Universidade de São Paulo (USP) e diz ter feito residência no Hospital das Clínicas, em São Paulo.
O site oficial diz que o amigo de Marçal “é um testemunho inspirador de perseverança, dedicação e superação”.
“Natural de uma pequena cidade do interior do Brasil, ele enfrentou inúmeros desafios ao longo de sua trajetória para se tornar um dos mais respeitados patologistas do país. Atualmente, é proprietário de grandes empresas, incluindo a renomada Clínica Gianoto, mas o caminho até o sucesso foi repleto de obstáculos que exigiram resiliência e um espírito inquebrantável”, diz o texto sem revelar sequer quem seriam seus pais.
A narrativa foi replicada em entrevista ao portal R7, da Record, que diz que “o início no mercado de trabalho de Luiz Teixeira da Silva Junior foi aos 14 anos como office boy”.
“Filho de barbeiro, nascido em Osasco, em São Paulo, doutor Luiz é atualmente é CEO da Clínica Gianoto, captador de órgãos no Hospital Albert Einstein e Adido Diplomático da Saúde”, diz a “reportagem”.
O texto diz ainda que o “profissional já foi agraciado com a medalha de condecoração MMDC do comando geral da Polícia Militar de São Paulo”.
“Além disso, também foi nomeado como agente diplomático da saúde pelo país de Chipre, no Oriente Médio, onde é atualmente adido comercial da saúde”, afirma a reportagem da Record.
A Fórum descobriu, no entanto, que Luiz Teixeira Da Silva Junior consta como “sócio-administrador” do Consulado da República do Chipre em Vitória, no Espírito Santo.
O criminoso ainda é dono de diversas empresas do setor imobiliário e de construção civil na região de Barueri, próximo à capital paulista onde também mantém uma clínica de estética Gianoto, que segundo a reportagem, já teria atendido “celebridades como Gugu Liberato, Patrícia Abravanel, Mariza Marchetti e Marcão do Povo”.
“Além de atuação clínica, o profissional também se destaca por ter feito parte de projeto da Unicef, além de estudos e pesquisas na criação e mutação de órgão para transplante renal de suínos em humanos”, diz a “reportagem” sobre o amigo de Marçal no R7.
Silva Junior também é sócio do ex-BBB Kleber de Paula Pedra, o Bambam, por meio da Tkmt Holding Ltda, na empresa BL Produções Artísticas, sediada em Barueri.
Amigo de Marçal, Bambam foi pivô de um vexame contra o boxeador Acelino Popó Freitas, que o venceu por nocaute aos 36 segundos de luta.
Após a derrota, Marçal ganhou os holofotes da mídia, inclusive da Globo, tomando as dores do BBB e desafiando Popó para uma luta.
“Por quê lutar com Pablo Marçal? Um cara que não tem nada a ver com o boxe, nunca deu um soco em lugar nenhum”, disse Popó em nota em julho desse ano, quando Marçal já estava em pré-campanha.