Publicado em Brasil 247 –
Em nota, o sindicato dos professores em escolas particulares do Rio de Janeiro (Sinpro-Rio) diz que enquanto ministro, o “professor Fernando Haddad criou milhares de vagas em universidades. É o criador do ProUni, do novo FIES, do novo Enem, do programa Caminho da Escola”; documento também afirma que o presidenciável representa “o apreço pelos valores da democracia”
Em nota, o sindicato dos professores em escolas particulares do Rio de Janeiro (Sinpro-Rio) anunciou apoio ao candidato Fernando Haddad (PT). Documento diz que “enquanto representação dos trabalhadores e das trabalhadoras em educação, entende que não pode se omitir neste momento histórico e, portanto, deve ter um lado. E o nosso, é o da classe trabalhadora”.
Nota explica ainda que, enquanto ministro, o professor Fernando Haddad “criou milhares de vagas em universidades. É o criador do ProUni, do novo FIES, do novo Enem, do programa Caminho da Escola, dentre outros, e representa o apreço pelos valores da democracia”.
Leia abaixo a íntegra da nota:
Por que apoiar o Professor Fernando Haddad à presidência da República
Diante do grave quadro político em que nos deparamos, a direção do Sindicato dos Professores do Município do Rio de Janeiro e Região – Sinpro-Rio, enquanto representação dos trabalhadores e das trabalhadoras em educação, entende que não pode se omitir neste momento histórico e, portanto, deve ter um lado. E o nosso, é o da classe trabalhadora.
Dessa forma, pedimos a sua reflexão sobre o processo eleitoral que certamente definirá os destinos políticos de nosso país, quando, neste 2º turno, se apresentam dois projetos de candidaturas inteiramente antagônicas:
De um lado, um projeto que está sendo naturalizado, como se a votação obtida pudesse neutralizar o que nele nos assusta:
- Propostas que afetam diretamente os trabalhadores e trabalhadoras:
– reforma da previdência e perda de direitos trabalhistas.
– fim do 13º salário e abono de férias;
– a taxação do Imposto de Renda com alíquota única;
- Ênfase na política contra os serviços públicos com defesa de privatizações, inclusive na educação e na saúde;
- Risco de perda da autonomia pedagógica – vide a “escola com mordaça”;
- Um projeto que é contra a ordem democrática, que vai desde o ódio político e sexista até a intolerância contra os que lhe fazem oposição – em qualquer nível.
Contrapondo a tudo isso, se apresenta o professor Fernando Haddad, doutor em Ciência Política, docente da USP e ex-ministro da Educação.
Enquanto ministro, criou milhares de vagas em universidades. É o criador do ProUni, do novo FIES, do novo Enem, do programa Caminho da Escola, dentre outros. Sua gestão fez uma verdadeira revolução nos ensinos superior e médio, com a maior ampliação da história do ensino técnico no Brasil: foram mais de 400 novos campi de escolas federais.
Além do mais, o Professor Fernando Haddad representa o apreço pelos valores da democracia, com respeito às instituições, defesa da diversidade e da liberdade em todos os níveis e com sensibilidade para os mais oprimidos no que se refere à origem de classe, gênero, raça, religião, idade e cultura.
Diante disso, a Diretoria do Sinpro-Rio pede a sua reflexão sobre um fato que consideramos de crucial importância: materializar e fortalecer o apoio à candidatura do Professor Fernando Haddad à presidência da República.
A Diretoria.