Psicanalistas pela Democracia apoiam LULA – presidente e Casagrande – governador. Vitória – ES

Compartilhe:

Por Angela Bueno, psicanalista

Colegas psicanalistas!Sou Ângela Bueno.
Nessa hora de angústia nacional pensei que seria importante, que pudéssemos, para além dos espaços institucionais, nos encontrarmos, nos abraçarmos, nos conhecermos e nos reconhecermos enquanto identificados e desejosos que a democracia, hoje tão capenga, seja restabelecida em nosso país.





Achei pertinente propor este ato, Psicanalistas Pela Demcoracia, em apoio a #Lula13Presidente e #Casagrande40Governador, porque enquanto psicanalistas não podemos apoiar qualquer tipo de ditadura, seja ela de esquerda ou de direita, como a que nos ameaça atualmente.


Para tomar coragem para fazer esse convite lembrei de Freud que na Psicologia das Massas e Análise do Eu, diz que evita fazer concessões à pusilanimidade, pois quando cedemos ao medo e a covardia primeiro cedemos nas palavras e, depois, pouco a pouco, também nos atos. Essa lembrança me fez tomar coragem para não abrir não desse meu desejo

Para viabilizar esse evento entrei em contato com amigas de diferentes instituições psicanalíticas daqui: Escola Brasileira, Escola Lacaniana, Psicanálise e Cultura, e Grupo de estudos de Psicanálise de Vitoria, do qual faço parte.

A essas pessoas coloquei minha proposta e pedi a colaboração de cada uma delas para convidar vocês. Fui muito bem acolhida em minha demanda e começamos os trabalhos pra estarmos aqui hoje.

Contei também com a colaboração efetiva de jovens analistas queridas que manejam muito bem a mídia digital que cuidaram desde os convites até o registro do evento.
Só tenho a agradecer a cada uma dessas pessoas queridas!
A nosso ato veio se somar o pessoal da psicologia. Bem vindos!

Escolhemos fazer esse ato aqui na UFES, porque as universidades federais brasileiras tem sido alvo de ataque direto e sem tréguas do atual presidente que aposta no desmonte da educação brasileira, que não reconhece o ensino, a pesquisa e a extensão, tripé que constitui a formação universitária.

Todas as pessoas aqui presentes sabem da gravidade do momento político que estamos vivendo enquanto nação.
Nessas eleições, muito mais que a escolha de um presidente, estaremos votando qual o destino que queremos para nosso país.

Estamos aqui para defender a democracia e o estado Laico e de Direito no Brasil, entre tantas outras coisas que estão sob ameaça nesse governo de destruição.
Garantir a democracia, com a eleição de Lula presidente, está no centro de todas as outras politicas e conquistas a serem resgatadas por seu governo, caso ele saia vitorioso nessas eleições.


Suponho que algumas ou muitas das pessoas que estão aqui irão votar em Lula pela primeira vez. Isso porque reconhecemos que a vitória de Lula é, neste momento, a vitória da democracia Brasileira.

Relendo o texto freudiano Considerações atuais sobre a guerra e a morte (1915) identifiquei as estratégias utilizadas pelo atual presidente contra a população e as instituições públicas de nosso país.
Constatei que o atual governo usa estratégias de guerra contra o povo que o elegeu.

Vamos à Freud e vejamos se vocês concordam comigo.
¨O estado beligerante se permite qualquer injustiça, qualquer violência que traria desonra ao indivíduo. Contra o inimigo o estado se serve da astucia autorizada, da mentira consciente e do engano intencional.¨
Não é isso que a rede de fake News, do gabinete do ódio, fez e continua a fazer nesse governo de destruição?
Vale repetir o que já sabemos: que esse senhor que preside a destruição de nosso país conta com a conivência, da justiça, o que não é sem consequências.


A clínica e a teoria psicanalítica, nos demonstram a importância central da inscrição da Lei Simbólica, tanto para a constituição psíquica, quanto para inserção social de todo indivíduo.

As instituições que compõe o aparelho de justiça são os representantes sociais dessa Lei Simbólica.
O que acontece quando os aparelhos jurídicos são frouxos?


Retomo Freud que diz que é o medo social o que não permite o afrouxamento das relações morais entre os indivíduos. Ele continua dizendo que, quando a lei está frouxa ou inexiste, e a comunidade suspende a recriminação, a punição, cessa o recalque dos apetites maus e as pessoas cometem atos de crueldade, traição e rudeza que pareciam impossíveis, devido à incompatibilidade com seu grau de civilização.


Ao afrouxamento da justiça, que aliada à mídia, banaliza o mal dito e feito pela familícia, soma-se parte da população identificada, ao líder, que é colocado no lugar de ideal do eu (Doeu, dói , isso tudo que está acontecendo em nosso país) . Tudo isso junto faz com que, os fora da lei, que perderam a vergonha de serem cruéis, sejam aceitos socialmente.
E cá estamos nós, rumo a barbárie.


Nesse sentido o voto em Lula nos une como o único capaz de barrar esse fascista que quer ser reeleito.
Eu sempre votei no Lula, todas as vezes que ele se candidatou a presidente do país. Sempre me incomodou, envergonhou viver em um país tão desigual.


Tem um feito, dentre tantas outras políticas de governo do PT, que me enchia de orgulho: o Brasil saiu do mapa do fome do mundo.
Sei que , se ganhar, e esperamos e torcemos para que isso aconteça, Lula vai pegar o país destroçado.
Não acredito em mitos, nem em milagres, mais acredito que ele irá se empenhar em tirar o país do mapa da fome outra vez! Isso pra mim não é pouca coisa!


Pra finalizar vou retomar o conceito de cultura em Paulo Freire. Por que esse conceito se faz necessário? Porque existe um preconceito contra Lula pela sua origem de retirante nordestino, pelo seu grau de escolaridade, enfim por ele não ser filho da elite política brasileira.


Paulo Freire considera culto todo homem que , pelo seu trabalho transforma a natureza.
Cultura é diferente de grau de escolaridade. No Brasil sempre frequentou escola quem, na roleta russa do destino, nasceu branco, da classe média pra cima. Considero Lula um homem culto.

Quisera ter menos da metade da cultura desse homem, que tão bem me representa, quando ocupa cargo de presidente dessa nação e promulga políticas públicas destinadas a diminuir a desigualdade social brasileira.


Pra terminar vou repetir Marina Silva , que repetiu Lula, que repetiu Chico Mendes: Tá na hora da Onça beber água!
Perto do Bob´s, na entrada da praia do Canto, tem reinado um silêncio, no intervalo até o segundo turno das eleições. Esse silêncio demonstra que Lula arrastando multidões por onde passa, calou, como a onça que vai ao rio beber água, os fascistas que ali ficavam todas as noites e fins de semanas, com seus xingamentos.

A onça, a bichana, Marina explicou, quando desce pra beira do rio cala a floresta.
Que consigamos calar esses fascistas com a vitória da democracia!!
Que dia 30 seja a hora da onça beber água!
Vamos eleger Lula presidente!!!

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Tags

Compartilhe:

Categorias