Fernando Silva pelo Facebook –
Há uns dois anos, adicionei algumas pessoas que faziam parte de um grupo de amigos que me pareciam muito bacanas, relacionados a um parente meu. Dentre eles um rapaz super recomendado como uma pessoa gente finíssima.
Não trocamos nenhuma interação até que o jovem compartilhou algo do Conselho Federal de Educação Física – ele havia recém começado a cursar esta faculdade – dizendo que o Governo Dilma queria acabar com a profissão de educador físico.
Eu, sem reconhecer no jovem nenhum reaça ou coxinha, nada nem perto disso, fui perguntar um pouco mais. Tentar entender o motivo da gritaria toda: No novo PNE, abria-se a possibilidade, para que, em comunidades afastadas, as atividades físicas nas séries iniciais pudessem ser conduzidas pelos pedagogos, pois nestas comunidades muitas vezes havia um único professor.
Acabar com a profissão. Era isso que diziam que o governo estava fazendo com esta medida, que se aplicava apenas a uma situação muito específica. Fui tentar explicar, de nada adiantou. Com uma arrogância tamanho do mundo, citou fontes que não entendia, me destratou e não tive outra opção a não ser excluir.
Agora um novo governo quer retirar a obrigatoriedade do ensino de Educação Física em todo o País. No facebook do menino? Nada, nadinha.
Fico agora pensando se é apenas uma questão de vergonha ou se ainda não percebem o quanto foram e estão sendo enganados.