Amigo do Bem Blogado, o adminsitrador Omar Moreira enviou este texto via whatasap para nós. Gostamos tanto que resolvemos publicá-lo aqui. Omar conta que essa avaliação exatamente para posicionar as pessoas diante da real situação de perigo dessa pandemia. Que cada um faça uma projeção sobre a localidade em que mora e veja que assustador.
Por Omar Moreira
Administrador e Bacharel em Direito.
“ Oi, gente!
Estava lendo o relatório do Ministerio da Saúde de hoje (09/04) e também lendo algumas matérias sobre o tema, a partir de análise de especialistas.
Como gosto de refletir, fiz uns cálculos sobre a quantidade de infectados pelo coronavírus aqui no Rio de Janeiro. Até mesmo para tentar traduzir o tamanho dessa questão na vida real.
Vou tentar compartilhar o meu raciocínio aqui.
Sabe-se que os dados oficiais de casos confirmados não são os números reais, já que, além da defasagem, não são feitos os testes de forma exaustiva em todos. Ou seja, os testes somente são realizados naquelas pessoas que estão com fortes sintomas ou nos pacientes que tenham sido internados.
Conclui-se que a quantidade de pessoas infectadas é muito maior do que a divulgada pelos órgãos oficiais. Fato!
Assim, segundo especialistas (é uma estimativa), o dado que é que a cada pessoa que consta como oficialmente infectada, na verdade, representa 20 pessoas.
Então, se no Estado do Rio de Janeiro, o dado oficial de hoje (09/04) é de 2.216 pessoas infectadas, a realidade é que, então, existem 44.320 (2.216 x 20) pessoas portando o vírus.
Se trouxermos esse dado projetado para a Capital do Rio (Cidade que representa 80% das pessoas infectadas no Estado), chega-se à conclusão, portanto, que na Capital há 35.456 pessoas portadoras do COVID19, potencialmente transmissoras.
E o que representa esse dado/esse número? Vamos tentar “traduzir” a dimensão desse dado, para a Capital do Rio.
A cidade possui 6.320.000 habitantes. Se dividirmos a quantidade de pessoas Infectadas (projeção que traduz o dado real, 35.456) pela quantidade de habitantes (6.320.000), chega-se a um quociente de 0,006. Multiplicando esse valor do quociente( 0,006) por 1.000 (mil vezes), teremos a ideia da quantidade de pessoas infectadas a cada 1000 pessoas que vivem na cidade.
Eis o valor:
Aproximadamente, no estágio atual da pandemia COVID19 na cidade do Rio de Janeiro, a cada 1000 pessoas, seis delas são portadora do vírus. Ou, se quiser melhor entender, é o mesmo que dizer que, arredondando, a cada 167 pessoas, uma está infectada.
Imagine, por exemplo, a quantidade de pessoas que mora no seu condomínio, ou a quantidade de pessoas que vai diariamente a um supermercado, farmácia, posto de combustível, banco…
Assim, isso significa que ao sair de casa para ir à rua, você estará em meio a pessoas que estão contaminadas e que sequer sabem que estão. Fato!
Dessa forma, ao se dirigir a locais de grande fluxo de pessoas, esteja ciente de que há forte probabilidade de você ter algum contato com alguém que seja potencialmente transmissor do vírus.
Por essa razão, se for necessário e inadiável sair de casa, mantenha todas as medidas de segurança (máscara, luvas, distanciamento das pessoas, álcool gel, não tocar o rosto com as mãos, etc).
Enfim, é isso. Desculpem-me se fui enfadonho.
Abraços. Omar.”