Quatro coisas sobre Dylan Nobel

Compartilhe:

Ademir Assunção pelo Facebook – 

1) Nunca entendi o enigma: por que o Nobel é concedido somente quando o sujeito já está velho, quase batendo os pinos e falhando o motor? Não seria bem melhor dar um milhão e duzentos mil dólares para o cabra quando ele ainda tem energia – física e criativa – para continuar mandando brasa?




2) Bob Dylan não precisa dessa grana. Eu também não preciso dessa grana. O que eu preciso é do que ela me propiciaria: tempo. Tempo para me dedicar integralmente, day after day, à criação artística. Portanto, Senhores Suecos, considerem meu nome para o ano que vem. Não esperem até que eu esteja no bico do corvo, ok?

3) Vejo um montão de poetas revoltados por Dylan ter ganhado o Nobel de Literatura. Muitos poetas ainda consideram Poesia apenas aquilo que é publicado em livro. Jamais entenderam que em sua origem a poesia está ligada diretamente à voz – “artefato” muito mais antigo do que a escrita e muito, muito mais antigo do que o livro. Também não consideram que 90% (talvez até mais) do que se publica em livro no mundo, com o pomposo rótulo de Poesia, não chega aos pés dos poemas cantados de Bob Dylan.

4) Jorge Luis Borges, Yukio Mishima, Ezra Pound, Fernando Pessoa e Guimarães Rosa jamais ganharam o Nobel. Prêmios não significam nada – principalmente para quem já conquistou quase tudo o que queria e agora desliza nas águas do Cabo da Boa Esperança. Por outro lado, é certo que no mundo inteiro tem uma pá de poetas e escritores vivos, bons pra caralho e fodidos pra cacete, que ficariam muito alegres com uma bolada dessas. Considerem, Senhores Suecos, para os próximos anos. Sem mais, obrigado pela atenção.

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Tags

Compartilhe:

Categorias