Quem cuida de quem?

Compartilhe:

Por Alexandre Machado Rosa, professor do Instituto Federal de São Paulo

Os velhos dilemas existenciais, do tipo vida X morte, amor X ódio, capital X trabalho sempre, expuseram obviedades. Obviedades para quem se preocupa com coisas que parecem óbvias. A única forma de esconder tais obviedades é fazer uma total abstração da realidade e constituir, assim, uma forma de pensamento puramente abstrata. Parece simples, mas não é. A pandemia de Covid nos trouxe o primeiro dilema: vida X morte.




Não gosto muito do pensamento binário que o positivismo cartesiano nos treinou para analisar a vida. Prefiro a dialética em espiral. Mas entre a vida e a morte não há como escapar.

O capitalismo, para se afirmar, precisa desumanizar as relações sociais. Logo, ao descartar a vida não se importa com a morte.

O amor, não o amor erótico, o amor como sentimento utópico tem sido o grande defensor da vida. Logo, o ódio fica implícito àqueles que acham a vida descartável.

A pandemia expôs a terceira dicotomia: capital X trabalho. Todos que saíram em defesa do capital durante a pandemia não tiveram nenhum temor em minimizar as mortes, incluindo discursos de ódio contra pobres e velhos.

Lembro do dono do Madero falando: “O que são 30 ou 40 mil mortes diante do colapso do capital?”
A pergunta, portanto, que temos que responder é: quem cuida de quem? Acrescento outra: para que serve o Estado?

Ficam as dicas.

 

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Tags

Compartilhe:

Categorias