Bassem Youssef usou humor negro para contestar entrevistador
POR LUIZ CARLOS AZENHA, COMPARTILHADO DA REVISTA FÓRUM
O humorista Bassem Youssef tornou-se uma celebridade planetária depois de uma aparição no programa de Piers Morgan, um jornalista britânico da Talk TV.
A entrevista viralizou nas redes sociais por causa do sarcasmo com que Youssef expôs o padrão duplo utilizado pela mídia na cobertura da guerra entre o Hamas e Israel.
Bassem é um cirurgião cardíaco que desistiu da carreira depois de 13 anos para fazer humorismo.
Ele é casado com uma mulher palestina e vive em Los Angeles.
Bassem estreou um programa de humor de cinco minutos, veiculado no You Tube, em que fazia sátira política.
Dali migrou para a TV egípcia e foi sucesso instantâneo.
Em 2015, estudou durante um semestre no Instituto de Política da Escola de Governo John F. Kennedy, em Cambridge, Massachusetts.
Ganhou notoriedade nos Estados Unidos ao fazer duas aparições como correspondente no Oriente Médio do programa de Jon Stewart, muito conhecido pelo humor sarcástico contra a mídia comercial, especialmente a Fox News.
Na linha da maior parte da mídia britânica, o entrevistador Piers Morgan culpa o Hamas pela atual crise no Oriente Médio, como se a guerra na região tivesse começado no dia 7 de outubro.
Em um dos pontos altos da entrevista, Bassem disse que não consegue acabar com a esposa porque ela usa os filhos — são dois — como “escudo humano”.
A família da esposa de Bassem, Hala Diab, vive em Gaza. Na entrevista, ele disse que ainda não conhece o sogro e a sogra, impedidos de viajar.