Por Rogerio Maestri, publicado em Jornal GGN –
Para engano de todos, aliados, indiferentes e opositores Lula fez um movimento político que somente um grande estrategista teria feito.
Ele deixou-se ser preso, aceitando monasticamente o que o judiciário lhe impunha contra a vontade da maioria do povo e contra a lei, e enquanto ele preso está preso sem interferir diretamente nos eventos ele deixou que a má política do governo golpista mostrasse ainda mais as suas garras. Ele percebeu que ele preso simplesmente, poderia deixar que o povo fizesse a sua parte.
Se Lula não estivesse preso haveriam denúncias contra ele, caluniando-o e dizendo que ele estaria fazendo isto ou aquilo, e agora ele está imune a qualquer denúncia e calúnia, para Lula sair da cadeia só sairá quando ele for a única solução para a crise.
O movimento dos caminhoneiros escancarou os erros dos golpistas em priorizar o Império e não o povo brasileiro, poderia ser os petroleiros ou outra categoria, porém veio exatamente daquela categoria que é insuspeita, pois jamais foi uma categoria umbilicalmente ligada ao PT, Lula ou Dilma, foi uma categoria que muitas vezes fez oposição aos governos passados e agora está reagindo exatamente porque está sentindo o gosto amargo do remédio que eles mesmo transportaram.
Porém o movimento dos caminhoneiros não será o único exemplo de movimentos que vão começar, este movimento vai repercutir e inclusive mostrar o caminho para muitos outros, o povo em geral já sentiu isto, pois as pessoas que estão nas filas de combustíveis não estão com raiva dos caminhoneiros, eles simplesmente consideram que os caminhoneiros os representam e a raiva é contra o governo.
Naturalmente Lula sem interferir em nada está nucleando o descontentamento, e se ele tivesse livre poderia claramente haver represálias contra ele, inclusive tentativas de assassinato, ou seja, a polícia federal de Curitiba está defendendo a integridade de Lula e colocando Temer na cadeia.
Muitas vezes utilizei a expressão clássica do Grande Xogum Shingen Takeda no filme de Akiro Kurosawa, “Kagemusha, A Sombra do Samurai”, onde alguém que era simplesmente um sósia do samurai adota o seguinte lema “A MONTANHA NÃO SE MOVE”, indicando que grandes personalidades em muitos momentos devem permanecer imóveis para que os inimigos lutem entre si e se destruam e os aliados se reagrupem.
Lula é o nosso Xogum Shingen Takeda, ele deverá ficar imóvel, sendo guardado por uma guarda de honra que protegerá a sua integridade física e quando chegar o momento ele sairá do seu castelo para iniciar o processo de libertação do povo brasileiro, que deverá ser longo e tortuoso, mas que ocorrerá.
O nosso Xogum quando sair para os braços do povo sairá sem alianças espúrias, sem falsos aliados que o traem e até mostrando os inimigos que estão escondidos nas suas próprias hostes, esta liberdade permitirá que ele vá muito mais longe do que no passado, esta é a verdadeira conciliação, a conciliação com o povo brasileiro.