Quem venceu o combate, Mário Terán ou Ernesto Guevara?

Compartilhe:

Por Vinícius Carvalho, via João Lopes no Facebook – 

“Acalme-se e tenha uma boa pontaria, você vai matar um homem e não ganhar a guerra”, disse o médico e guerrilheiro Che Guevara segundos antes de sua morte, para um então jovem e nervoso sargento do exército boliviano, Mário Terán.




Che morreu mas deixou seu legado, a revolução cubana venceu e deu ao mundo um modelo exemplar e humano de medicina. A Bolívia permaneceu desigual e Mário Terán envelheceu na miséria e no ostracismo.

Em 2017 o governo cubano decide colocar seus melhores oftalmologistas para percorrer todo o continente latino americano (exceto o Brasil por proibição do CRM) para fazer, de graça, todo o tipo de cirurgias nos olhos de pessoas que não tem condições de pagar por isso.

A chamada “Mário Terán, Ernesto Guevara”.

Do México à Argentina, de Chiapas ao Ushuaia, milhões de pobres são atendidos por mãos cubanas, pessoas simples, algumas que sequer tinham ficado na presença de um médico alguma vez na vida, estão agora, frente a frente, com oftalmologistas, que passam a ter que atender não apenas doenças relacionadas à visão, mas todo o tipo de patologia.

Eis que no dia 1 de Outubro de 2017, há pouco mais de 2 semanas, um senhor pobre, cego, descalço, num vilarejo do interior do Paraguai, é ajudado por seus netos a ser atendido por alguns voluntários cubanos que chegaram na cidade.

O senhor era Mário Terán, o antirrevolucionário boliviano que décadas antes tiraria a vida de Che Guevara. Sem previdência, sem aposentadoria, abandonado pelo capitalismo e pelos então generais que lhe fizeram atirar em Che, e que após um simples procedimento de retirada das cataratas, volta a enxergar, e vai poder passar o que ainda resta de seus dias com um pouco mais de dignidade.

Quem venceu o combate afinal? Mário Terán, que apesar de vivo, vive como um fantasma ou Ernesto Guevara de La Serna, que apesar de morto, vive enquanto uma ideia?”

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Compartilhe:

Categorias