Recado do Nassif: #AbraceoBardoAlemão

Compartilhe:

Por Luis Nassif, publicado em Jornal GGN – 

Estamos promovendo uma assembleia no próximo sábado, a partir das 18 horas, no próprio Alemão: um abraço no Alemão.

O país está em luta de resistência contra a destruição da nossa história pela era Bolsonaro. Um dos pontos centrais é o da preservação da maior instituição nacional – os botecos – vítimas da crise econômica atual.

O bar do Alemão, na Avenida Antárctica 550, é um desses casos clássicos.




Foi criado em fins dos anos 60 pelo dono de uma imobiliária, o Murilo, com o objetivo explícito de receber os amigos. De fato, a partir de determinada hora as portas fechavam e só entravam os amigos. Murilo era um bandolinista razoável e um personagem de Brecht: quando bebia ficava cheio de amor para dar, e o bandolim tocava melhor.

De Murilo, passou para Dagoberto, o inesquecível Dagô, que deixou a profissão de vendedor de livros para se tornar dono de boteco.

Foi um período inesquecível. Pelo bar passaram todos os grandes nomes da música popular brasileira, de Cartola e Nelson Cavaquinho a Aldir Blanc e João Bosco, Vanzolini, Hervé Cordovil (parceiro de Noel em As Pastorinhas), Clara Nunes, João Nogueira.

Dago morreu, o bar foi para as mãos musicais de Eduardo Gudin que, no início dos anos 70, havia sido o primeiro personagem marcante do bar.

Tem histórias para todo lado. Quando o Estadão mudou sua sede para a Marginal, e a TV Cultura se instalou por lá, o bar se tornou não apenas centro de encontro de músicos, mas de jornalistas, dos professores e estudantes da PUC, de chorões, sambistas.

Gudin segurou a peteca por muitos anos, mas agora desanimou e pretende fechar o bar. É para tentar uma saída que estamos promovendo uma assembleia no próximo sábado, a partir das 18 horas, no próprio Alemão: um abraço no Alemão. Lá, vamos discutir saídas, possibilidades, novas formas de resistência para preservar o bar.

Leia também:  Povo Guarani decide ingressar com pedido de Amicus Curiae em ACO que delibera sobre seu território tradicional

Apareça por lá, pois o Alemão é uma instituição autenticamente paulistana.

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Tags

Compartilhe:

Posts Populares
Categorias