Publicado na Revista Brasileiros –
Retração econômica bateu em 4% em 2015, aumentando o desemprego, minguando salários e desacelerando a indústria e o varejo
Um estudo da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) acendeu o sinal vermelho no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo do Estado de São Paulo. O levantamento entregue ao governador Geraldo Alckmin (PSDB) revela que a recessão de 2015 no Estado superou a retração média do País no mesmo período.
De acordo com o estudo, o PIB (Produto Interno Bruto) paulista caiu 4% no ano passado, contra um encolhimento de 3,7% da economia nacional.
A Fipe acredita que São Paulo viverá pelo menos três anos de recessão, informa o jornal Folha de S.Paulo. Em 2014, o recuo foi de 2% e este ano deve bater em 2,6%. É por esse motivo que Alckmin anunciou corte de gastos, que pode se aprofundar nos próximos dias.
Indústria e varejo
A pesquisa mostra ainda que a produção industrial e as vendas no varejo não param de cair desde 2014. O resultado, é que os salários vêm minguando, causando o esfriamento da economia e a redução da arrecadação de impostos.
A expectativa da cúpula governista é que o desemprego no Estado aumente, o que pode atrapalhar a popularidade do governador e suas pretensões de chegar ao Palácio do Planalto nas eleições de 2018