Por Washington Luiz Araújo, jornalista –
Moradores e turistas curtiram muito a II Flipa – Feira Literária de Paquetá durante os feriadões de novembro. Uma das atrações foi a apresentação do jornalista Ricky Goldwin, que antecipou os festejos dos 50 anos do Pasquim.
Pioneiro do jornal de humor político que revolucionou o jornalismo na década de 70, Ricky falou das grandes entrevistas do jornal, como as de Leila Diniz, Lula, Ibrahim Sued, Jânio Quadros, Caetano e Chico Buarque.
A apresentação de Ricky Goldwin foi elogiada pelo painel apresentado, recordando para muitos e contando como novidade para alguns jovens sobre o que foi o jornalismo na década, com o grande destaque para o Pasquim.
Ricky destacou o improviso, a desconcentração na feitura do Pasquim, que trazia uma verdadeira seleção de jornalistas, cartunistas, humoristas e muitos outros istas. Craques como Ziraldo, Henfil, Tarso de Castro, Jaguar, Millor Fernandes, Sérgio Cabral (pai), Luiz Carlos Maciel, Martha Alencar…
Um jornal que sofreu nas mãos da ditadura militar, mas que divertiu muito o público leitor com a irreverência contra o sistema.