O presidente Lula registrou um salto de 29,5% em suas taxas de engajamento nas redes sociais após a posse de Sidônio Palmeira como ministro da Secretaria de Comunicação (SECOM), em 14 de janeiro.
Por Daniele Amorim, compartilhado de DCM
![](https://controle.diariodocentrodomundo.com.br/wp-content/uploads/2025/02/53817421511_96f077ddf6_o-2.webp)
Os dados são de um levantamento da agência de marketing digital Ativaweb, que também constatou um crescimento de 0,6% no número de seguidores do petista, o equivalente a mais de 80 mil novos usuários em seus perfis.
De acordo com o estudo, essa alta de engajamento está diretamente relacionada ao conteúdo produzido em torno da identidade e mobilização política de Lula, potencializada pela nova coordenação na SECOM. As publicações estratégicas e voltadas à interação com o público resultaram em maior visibilidade e participação dos internautas.
![](https://controle.diariodocentrodomundo.com.br/wp-content/uploads/2025/02/coletiva-sidonio_mcamgo_abr_14012025-3.webp)
Para o CEO da Ativaweb, Alek Maracajá, o desafio do governo é ir além das bases já consolidadas, buscando ampliar o alcance e dialogar com segmentos ainda não engajados com a comunicação oficial. Segundo ele, uma maior conexão com as demandas da sociedade seria fundamental para manter e expandir o bom desempenho digital.
Apesar dos números positivos, a consolidação dessa estratégia depende de uma atuação consistente e articulada, unindo a agenda política do governo a formatos e linguagens capazes de dialogar com diferentes públicos na internet. Dessa forma, o crescimento obtido até agora pode sustentar-se ao longo do mandato de Lula.