Reforma leva universidade a demitir e recontratar, com salário mais baixo, mais de mil professores

Compartilhe:

Publicado na Revista Fórum – 

A Universidade Estácio demitiu 1,2 mil professores que eram registrados e irá recontratá-los em janeiro sem CLT e com salário mais baixo – possibilidade agora permitida pela nova legislação aprovada por Temer com o aval dos tucanos

A reforma trabalhista, projeto do governo de Michel Temer elaborado com o PSDB e outros partidos da base, entrou em vigor no início do mês passado e já vem prejudicando milhares de trabalhadores.

Uma das vítimas, esse mês, foram os professores da Universidade Estácio, no Rio de Janeiro. A instituição informou que demitiu 1,2 mil docentes que eram registrados em carteira este mês. Essas vagas serão preenchidas novamente em janeiro, mas com o salário mais baixo e sem CLT.




A manobra é uma possibilidade que foi aberta com a nova legislação. Pela reforma trabalhista, as empresas podem demitir em massa sem negociação com o sindicato da categoria e podem ainda oferecer contratos de trabalho mais “flexíveis”.

De acordo com a Estácio, os professores demitidos ganhavam uma remuneração “acima do mercado”.

 

cofrinho campanha cópia

Curta nossa página no Facebook e acompanhe as principais notícias do dia

 

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Categorias